Estado acolhe flexibilização de medidas em Dourados, mas mantém bandeira “cinza”

O Governo do Estado acatou solicitação da prefeitura de Dourados em manter planejamento local de combate a transmissão do Coronavírus (Covid-19). O acolhimento da flexibilização foi oficializado em documento assinado pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende Pereira nesta segunda-feira (14).

O ofício menciona o período de “lockdown” nas duas primeiras semanas de junho, além de dados que confirmam redução na transmissão do vírus neste período, entre outras justificativas técnicas, considerando a situação de Dourados como “excepcional”

O decreto municipal 419 em vigor tem validade inicial até o dia 24 de junho de 2021, podendo ou não ser prorrogado ou substituído por uma nova publicação, conforme os índices da pandemia de coronavírus.

Por outro lado, o documento enfatiza que Dourados segue classificado com bandeira “cinza”, considerado o nível mais crítico, principalmente em decorrência do colapso do sistema de saúde, de acordo com análise de Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia).

A classificação feita através de ferramente operada por equipe técnica do Governo do Estado estabelece a prática de medidas restritivas para ‘frear’ os índices da Covid-19, mas como Dourados viveu um período de “lockdown” com restrições mais severas por 14 dias, o município já havia se considerado desobrigado a seguir algumas normas.

A maioria das atividades está permitida de funcionar, desde que dentro das normas de biossegurança estabelecidas em decreto municipal.

 

fonte: Conteúdo ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.