O prazo para entregar as declarações do Imposto de Renda 2024 já entra na reta final nesta segunda-feira (20). Agora, contribuintes têm duas semanas para prestar as contas ao Leão, já que o prazo acaba em 31 de maio.

A Receita Federal espera receber 623.365 declarações em Mato Grosso do Sul e, segundo a última atualização, 390 mil já foram entregues. Ou seja, 233 mil pessoas ainda não entregaram as declarações do Imposto de Renda.

No ano passado, o montante de documentos entregues chegou a 596.568. Em 2024, a Receita Federal trouxe diversas mudanças para a declaração do Imposto de Renda, principalmente por força da nova faixa de isenção proposta pelo Governo Federal. A tabela não era atualizada há 15 anos.

Contratempos com a entrega do Imposto de Renda

O delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, explica que, embora não ocorram mais os problemas de anos atrás, como o congestionamento do sistema de recepção da declaração, pode haver outros contratempos, como internet lenta ou fora do ar, ou ainda a falta de dados e informações para concluir o preenchimento do documento.

“Temos ainda 17 dias pela frente e quanto mais cedo o contribuinte declarar, menos problemas terá pela frente, a começar por receber mais cedo a restituição, caso seja o caso”, acrescenta.