Em seus 124 anos, Campo Grande ostenta ‘status verde’ como cidade mais arborizada do país

Ao longo de mais um aniversário, Campo Grande comemora e ostenta sua incrível contribuição para o meio-ambiente, tendo como status de uma das cidades mais arborizadas do mundo – se não, a mais, como já aconteceu em outras três ocasiões passadas em títulos entregues pela Organização das Nações Unidas, o “Tree City of de World”.

E não precisa andar muito pela cidade para entender realmente que esse status não é para qualquer um. De ponta a ponta, sul ao norte, leste ao oeste, o campo-grandense consegue enxergar uma árvore, um arbusto, uma plantinha que com o tempo, vão gerando aquela sombrinha.

Para retratar bem esse cenário, é possível andar por toda a extensão da Avenida Afonso Pena, uma das mais longas e conhecidas pelo campo-grandense. Por todo o trajeto é notável a quantidade de árvore existente – na região central, houve uma perca irreparável com a retirada da figueira centenária nas proximidades da rua Rui Barbosa.

Mas diante de tanta área verde, o Parque dos Poderes é o principal point que estabelece esse laço verde entre cidade e aspecto verde. Com muito cuidado desde sua existência, a região é conhecida por suas belezas naturais e os animais existentes.

No entanto, para chegar a tal status, houve muito trabalho. Pois para ser reconhecida como uma das cidades mais verdes do mundo é preciso seguir certos padrões: arborização urbana; sistema de parques e áreas verdes; áreas de preservação permanente; remanescentes de vegetação nativa e bosques e formações de maciços vegetais secundários.

Todo esse aspecto é cumprido a risca pela Prefeitura Municipal e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). E tudo isso é acoplado ao compromisso de anualmente ser entregue os requisitos exigidos pelas instituições.

Campo Grande conta com diversos parques que facilitam a boa qualidade de vida e demais espaços arborizados. O Parque das Nações Indígenas, Parque Ecológico do Sóter, Lago do Amor, Parque do Prosa, Horto Florestal e tantos outros ajudam a capital sul-mato-grossense carregar e inspirar que novas cidades se comprometam com o meio-ambiente.

Em sua última declaração sobre o assunto, a prefeita Adriane Lopes exaltou a cidade como referência mundial e destacou a eficácia do trabalho realizado pela gestão em prol da preservação e manejo da arborização, que faz Campo Grande figurar pela quarta vez consecutiva como ‘cidade mais arborizada do mundo’.

“Campo Grande passou a ser referência mundial como uma cidade biofílica; que possibilita aos seus habitantes maior integração com a natureza e compromete-se com seu cuidado. É com imensa alegria que recebemos essa notícia, esse reconhecimento é o resultado do trabalho de todos os servidores que atuam diariamente na preservação das nossas florestas, bem como dos cidadãos que defendem a permanência das árvores em seus quintais e avenidas”. (Topmidia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.