Deputada quer Mato Grosso do Sul como prioridade na vacinação contra covid-19

A deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS) solicitou e vai conversar com às autoridades sanitárias de São Paulo e de Brasília para que seja prioritária a vacinação contra o novo coronavírus em Mato Grosso do Sul.

Modesto quer que as doses comecem a ser aplicadas no próximo mês, assim que houver a liberação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de uma das vacinas que estão em fase final de testes.

A preocupação é com a segunda onda da doença, que obrigou hospitais da rede particular e pública do Estado a aumentar a oferta de leitos por causa da superlotação.

A expectativa do Governo paulista é que a liberação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) da vacina CoronaVac (da empresa Cinovac em parceria com o Instituto Butatan) seja feita antes de do dia 25 de janeiro. A vacina está na fase três, a última antes da aprovação.

Para agilizar, a deputada apresentou na Câmara dos Deputados solicitação nesse sentido e vai conversar com as autoridades sanitárias de Brasília e de São Paulo para ver qual a possibilidade de o Estado ter acesso à vacina nos mesmos prazos dos paulistas.

“Em São Paulo, o Governo corre contra o tempo, está se antecipando, buscando alternativas. Devem começar a imunizar a partir de 25 de janeiro, conforme previsão divulgada hoje. Eles vão oferecer quatro milhões de doses para outros estados, que um dos primeiros beneficiados sejam os sul-mato-grossenses. Também durante essa semana vou à Brasília, falar com autoridades sanitárias e políticas para que Mato Grosso do Sul seja prioridade na primeira etapa de vacinação”.

Em Mato Grosso do Sul, o total de casos chega a 105.223, sendo que atualmente são 12.469 casos ativos e desde o início da pandemia foram 1.833 óbitos.

 

fonte: Conteúdo Ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.