Cerca de 60% foram reprovados na prova objetiva do concurso da Semed

18,7 mil inscritos realizaram as provas – DIVULGAÇÃO/PMCG

Divulgado nesta segunda-feira (26), resultado da prova objetiva do concurso para professor da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande mostra que cerca de 60% dos que compareceram às provas reprovaram.

A estimativa foi calculada com base no número de professores presentes na prova e no número de reprovações.

No dia 4 de fevereiro, 18,7 mil inscritos realizaram as provas, dos quais cerca de 11,3 mil foram reprovados e 7,4 mil aprovados.

A lista completa com os nomes dos aprovados e reprovados está disponível no Suplemento III, do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), de hoje.

Além disso, o resultado divulgado mostra que as provas para professores de língua portuguesa e de matemática foram as que tiveram o maior número de questões anuladas, 5 e 4 respectivamente.

Estima-se que tais questões sejam de conhecimento específicos, considerando que em outras áreas não ocorreu o mesmo.

Se confirmado, tal ocorrido traz à tona a dificuldade das próprias bancas em realizarem as questões de português e matemática, áreas consideradas difíceis no senso comum.

Outra questão a ser observada: em uma análise superficial dos resultados, vê-se que os professores de português e de matemática reprovaram por mais erros em conhecimentos gerais do que em específicos.

Próxima etapa

A próxima etapa é a divulgação dos resultados das provas discursivas, outra fase eliminatória.

São corrigidas apenas as redações daqueles candidatos que são aprovados na prova objetiva.

De acordo com edital, os candidatos são avaliados por meio das seguintes etapas: provas escritas (objetiva e dissertativa); prova de títulos.

Concurso

Conforme o edital, há 323 vagas em 10 cargos para nível superior, das quais 82 são para professor de Educação Infantil; 120 para professor de anos iniciais do Ensino Fundamental; 84 para professor de Artes; 10 para professor de Educação Física; 5 para professor de Língua Inglesa; 5 para professor de Língua Portuguesa, 5 para professor de Matemática, 4 para professor de Geografia; 4 para professor de História e 4 para professor de Ciências.

As vagas são para ampla concorrência, pessoas com deficiência (PcD), negros e indígenas. Em média, a concorrência é de 64 candidatos por vaga. Porém, vale considerar que o processo seletivo tem cotas específicas, com isso, o número de vagas alterna.

O salário é de R$ 3.671,07 e a carga horária é de 20 horas semanais.

Relembre

No último concurso da Semed, realizado em 2016, a oferta foi superior, com 600 vagas para professores nas disciplinas de Artes, Educação Física, História, Geografia, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências e Educação Infantil. À época, o salário era de R$2.546,06.

 

CORREIO DO ESTADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.