Acertam-se os detalhes finais para a entrega da ponte Héroes del Chaco

pedágio heróis do chaco 01 17 2023.jpg
Imagem do WhatsApp 17/01/2024 às 16/08/26 (1).jpeg
Imagem do WhatsApp 17/01/2024 em 16.08.26.jpeg

A ponte Héroes del Chaco, obra imponente e emblemática que ligará pela primeira vez a capital do país à região Oeste, está em fase de conclusão. O empreiteiro responsável, o Consórcio Unión, formado pela CDD Construcciones e pela Constructora Heisecke, ajusta os detalhes finais para a entrega provisória ao Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).

É um novo ícone da cidade de Assunção e também representa um salto gigantesco que a engenharia paraguaia dá para erguer este tipo de estruturas, fruto do trabalho conjunto de empresas locais com a colaboração de especialistas internacionais.

Cerca de 1.500 pessoas colaboraram neste projeto e durante a sua fase de construção atingiu um pico de 900 trabalhadores ativos, mantendo posteriormente uma média de mais de 600 trabalhadores de todas as áreas.

Um aspecto a destacar é que grande parte das pessoas que trabalham na construção da ponte vem da região de Chaco’i.

Estima-se que, uma vez totalmente habilitado, servirá a passagem de cerca de 10 mil veículos por dia de e para Assunção, descomprimindo o trânsito atualmente na ponte Remanso, inaugurada oficialmente em 19 de agosto de 1978, há mais de 45 anos.

A visão que o Governo Nacional tem com este empreendimento é a de um Paraguai conectado ao mundo, pois constitui uma peça chave para fortalecer a integração com Argentina e Brasil, ligando Puerto Falcón ao Corredor Rodoviário Botânico, Rodovia Ñu Guasú, Rota Luque – San Bernardino e a rota PY02, sem falar da rota Transchaco e da Bioceánca.

O comprimento do cabo sobre o Rio Paraguai é de 603 metros e possui dois pilares de 300 metros cada com duas velas sustentadas por 23 estais de cada lado.

Será a primeira ponte que terá 4 faixas para circulação de veículos, uma via pedonal e uma ciclovia. Juntamente com as estradas de acesso e viadutos, totalizam 7 quilômetros desde a Costanera Norte até seu entroncamento com o trecho Remanso-Puerto Falcón.

 

MOPC PY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.