29 de Agosto “Dia Mundial de Combate ao Fumo”

Uma data que vem para alertar a população especialmente a jovem dos malefícios do uso dos produtos do tabaco e os benéficos alcançados em parar de fumar.

Neste momento que estamos vivenciando uma pandemia do novo corona vírus o ato de fumar que leva constantemente o contato dos dedos com a boca e o compartilhamento de bocais para inalar fumaça como por exemplo o narguilé e cigarro eletrônico podem facilitar a transmissão do novo corona vírus entre seus usuários e para a comunidade.

O tabaco também causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo, por esse motivo os fumantes tem maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos, sendo acometidos com maior frequência de infecções como sinusites, pneumonias e tuberculose. Por isso é possível disse que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19, manter os cuidados de lavar sempre as mãos, uso de mascaras evitar aglomerações e o não compartilhamento desses produtos assim como estar motivado a parar de fumar são benéficos para a sua saúde.

O SUS oferece o tratamento através o programa nacional de controle do tabagismo, através Instituto Nacional do Câncer – Jose Alencar gomes da silva (INCA) órgão do Ministério da Saúde, articulado com estados e municípios e DF.

O tratamento é todo estruturado inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e se necessário terapia medicamentosa.

Em Campo Grande, as seguintes unidades são capacitadas com o programa :USF MATA DO JACINTO, USF NOROESTE, USF JD. BATISTÃO, USF PORTAL CAIOBÁ, USF TARUMÃ, USF OLIVEIRA, USF COOPHAVILLA II, USF TIRADENTES, USF MORENINHA III, USF CRISTO REDENTOR, USF ITAMARACÁ, USF ALBINO COIMBRA, USF AERO ITÁLIA, USF ANA MARIA DO COUTO, USF SÍRIO LIBANÊS, UBSF NOVA LIMA, UBSF VIDA NOVA, USF PARQUE DO SOL, USF NOVA ESPERANÇA, USF IRACY COELHO. TOTALIZANDO 20 UNIDADES DE SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.

Neste momento o Programa do Tabagismo, aqui no município, está sendo atendido na modalidade individual para evitar aglomerações e cuidar de todos, diante da pandemia da COVID-19 e ainda realizar a assistência aos usuários tabagistas que estão motivados a parar de fumar.

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro e mesmo que tenha recaído lembre dos passos que fez parar de fumar e tente novamente e procure ajuda de novo, sempre vale a pena! A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

• Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

• Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.

• Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

• Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

• Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.

• Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

• Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

• Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

• Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.

 

Fonte: Conteúdo ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.