Você vive uma sexualidade saudável?

Olá, leitores do Tribuna do Pantanal, eu sou a Mariana Azambuja, terapeuta tântrica, e estou extramente feliz de poder escrever para vocês. Desenvolvo em meu trabalho a busca de que cada vez mais pessoas possam vivenciar uma sexualidade saudável, positiva e libertadora, e espero poder trazer com meus textos um pouco dessa experiência para vocês. Para inaugurar essa coluna que iremos chamar de “Sexualidade Saudável” quero começar por esse tema, o que é uma sexualidade saudável? E como atingi-la?
Para que fique claro, precisamos primeiro definir o que é o termo “sexualidade”, já que para o senso comum está ligado apenas com orientação sexual ou sexo. É preciso saber que sexualidade é um termo que abrange diversos fatores, ela é um aspecto do ser humano, que faz parte da nossa personalidade, e está conectada com a forma como nos relacionamos, com contato, intimidade, amor, como nos sentimos e expressamos esses sentimentos, e influencia diretamente nos pensamentos, sentimentos, ações e interações, e possui impacto na nossa saúde física e mental.
A nossa sociedade tem uma má relação com a sexualidade, reprimindo e condenando as expressões derivadas dela, então é criado um certo “receio” de falar sobre o tema, fazendo com que as pessoas não busquem compreender os aspectos de suas próprias sexualidades. E a repressão é a mãe das disfunções, como eu disse, a sexualidade está conectada em nossa saúde física e mental, então quando há algo não compreendido, reprimido, renegado, surgem às doenças.
Disfunções sexuais são todas as questões que causam incomodo, como dor na relação sexual, dificuldade de se conectar com a parceria, dificuldade de amar e se relacionar, medo de relações amorosas e sexuais, problemas com a ereção e ejaculação precoce, dificuldade de chegar ao orgasmo, e tudo aquilo que atrapalha uma vida sexual realizada.
Para trabalhar todas essas questões e ter uma sexualidade saudável é preciso fazer as pazes com ela, compreender que é um fator inerente ao ser humano e que bem trabalhada pode gerar muita felicidade. É preciso deixar os preconceitos de lado e buscar se conhecer, e existem muitos aliados nesse campo, como médicos, que irão avaliar a saúde do corpo e se há algo que afeta a sexualidade, psicólogos, que irão trabalhar as questões emocionais relacionadas ao tema, e terapeutas, como os tântricos, que é o meu caso, ou terapeutas corporais, que vão buscar a sua conexão com seu corpo e sexualidade.
Uma sexualidade saudável irá resultar diretamente em um ser humano mais feliz, motivado, com vontade de viver e que valoriza a vida e suas expressões, pois quando estamos satisfeitos com nós mesmos, transformamos o mundo em lugar melhor.

 

POR : MARIANA AZAMBUJA

One thought on “Você vive uma sexualidade saudável?

  • 12 de agosto de 2020 em 11:14
    Permalink

    Que orgulho! Parabéns Mari!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.