Vídeo: Tensões em Douradina: Fazendeiros ameaçam novo ataque contra indígenas Guarani Kaiowá
| Créditos: Reprodução/Instagram @atyguasu
Um vídeo divulgado pela Assembleia Geral do povo Kaiowá e Guarani mostra fazendeiros cercando o território retomado de Panambi – Lagoa Rica, em Douradina, MS, e ameaçando um novo ataque contra os indígenas. No vídeo, um dos fazendeiros revela a intenção de conflito, afirmando que “o bambu vai envergar”.
Esta não é a primeira ameaça recente. No domingo (21), a Aty Guasu denunciou fazendeiros que atacaram famílias indígenas e roubaram seus pertences. “Estão destruindo ilegalmente barracas e promovendo genocídio na retomada Panambi, Douradina”, declarou a organização.
Desde 13 de julho, a região enfrenta novos conflitos, com indígenas feridos a tiros, incluindo um cacique. O CIMI (Conselho Indígena Missionário) relata que, mesmo com a presença de autoridades federais, os fazendeiros continuam a ofensiva violenta.
A Força Nacional de Segurança e a Polícia Militar estão no local, mas lideranças da Aty Guasu afirmam que a presença da PM é uma estratégia para “promoção de despejos forçados”. O Conselho menciona que o Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando um pedido para proibir a polícia estadual de intervir em conflitos entre indígenas e proprietários rurais no Mato Grosso do Sul.