Vereador Professor André Luis faz Moção de Congratulação para Alicinda Tibério por sua reeleição como Cacica da Aldeia Água Bonita
Clique na imagem para ver a galeria completa
Na quinta-feira, dia 05 de outubro, o Plenário Oliva Enciso da Câmara Municipal de Campo Grande foi palco de um momento de reconhecimento e celebração da liderança feminina indígena na cidade. O vereador Professor André Luis, presidente da Comissão Especial das Causas Indígenas da Câmara Municipal, propôs uma Moção de Congratulação para Alicinda Tibério, em reconhecimento à sua reeleição como Cacica da Aldeia Água Bonita.
Durante a cerimônia, André Luis destacou a importância do reconhecimento de líderes como Alicinda Tibério: “É dever nosso, do legislativo, reconhecer pessoas que fazem a diferença. Ela é uma dessas pessoas, ela faz a diferença para o seu povo, principalmente sendo mulher, que é um tabu que se quebra dentro da comunidade indígena.”
Alicinda é uma figura de destaque na comunidade indígena de Campo Grande. Ela é a fundadora da Comunidade Tarsila do Amaral, uma das quatro aldeias indígenas urbanas da Capital, e foi a primeira presidente feminina do Conselho Municipal de Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande. Durante sua gestão no conselho, promoveu o 1º Encontro Nacional das Mulheres Indígenas em parceria com o Conselho Nacional das Mulheres Indígenas (CONAMI). Além disso, em 2016, tornou-se a primeira funcionária intérprete da língua Terena da Casa da Mulher Brasileira.
Diante da notoriedade do feito, a vereadora Luiza Ribeiro, vice-presidente da Comissão Especial das Causas Indígenas, e os vereadores Alirio Villasanti, Ronilço Guerreiro e Ademir Santana também pediram para assinar a moção proposta pelo vereador André Luis.
A cerimônia contou com a participação da própria Cacica Alicinda Tibério que recebeu a moção das mãos dos vereadores e compartilhou suas palavras de gratidão e inspiração: “É um passo que a gente dá para a conquista das mulheres indígenas. Como Cacica, eu gostaria que houvesse muitas mulheres como eu, liderando comunidades.”
A Moção de Congratulação representa não apenas um reconhecimento merecido à Alicinda Tibério, mas também um incentivo à promoção da liderança feminina indígena e à valorização das importantes contribuições das comunidades indígenas para a cidade de Campo Grande.
Assessoria de imprensa do Vereador