Vander e Zeca recebem sinal positivo para criação do 2º Distrito Sanitário Especial Indígena

A criação de um 2º Dsei no Estado é uma bandeira dos deputados Zeca do PT e Vander Loubet – Arquivo

Mato Grosso do Sul vai ganhar uma segunda unidade de Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), que deve ser implantada no município de Amambai ou no município de Dourados.

A boa notícia para os povos indígenas do Estado foi dada pelo deputado federal Vander Loubet (PT-MS), explicando que a conquista é fruto de reivindicação dele e do deputado estadual Zeca do PT, que há vários anos defendiam essa bandeira.

Segundo o parlamentar, um 2º Dsei auxiliará na correção do que ele chama de injustiça com os povos indígenas de Mato Grosso do Sul.

“Temos a segunda maior população indígena do Brasil, atrás apenas do Amazonas, e apenas um Dsei, que é esse que fica em Campo Grande. Por outro lado, nosso vizinho Mato Grosso tem apenas a sexta população indígena do país e cinco unidades de Dsei. Não tem cabimento isso”, pontuou Vander Loubet.

Ele completou que a implantação de mais unidades de Dsei no Estado é fundamental para corrigir essa injustiça e garantir melhor atendimento para as aldeias de Mato Grosso do Sul.

Recentemente, no dia 1º de junho, Zeca do PT e o chefe de gabinete do deputado Vander Loubet, Sandro Omar de Oliveira Santos, reuniram-se com lideranças indígenas de Amambai, Coronel Sapucaia e Tacuru, que reforçaram a cobrança da comunidade pela implantação do novo Dsei.

Com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República e a criação do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Vander e Zeca iniciaram um trabalho de articulação junto ao governo federal para viabilizar mais um Dsei no Estado.

“Até porque era uma pauta que a gente já havia discutido com o Lula ainda na campanha”, complementou o deputado federal petista, que também é o coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional.

A articulação contou com o apoio de uma importante liderança indígena de Mato Grosso do Sul, Lindomar Terena, que atualmente ocupa o cargo de diretor do Departamento de Promoção da Política Indigenista da Secretaria de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas do MPI.

“Esse novo momento que o Brasil está vivendo permitiu que a gente pudesse dar início ao trabalho para viabilizar essa reivindicação. Nesse sentido, como uma pessoa que conhece a realidade dos indígenas do nosso Estado, o Lindomar foi uma voz importante para nós nessa articulação”, ressaltou Vander Loubet.

O parlamentar reforçou ainda que, com o apoio de Lindomar Terena, recebeu uma sinalização positiva sobre a demanda por parte do governo federal e agora só resta uma agenda com o secretário especial de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Nascimento Costa, para tratarmos dos detalhes da implantação desse 2º Dsei.

O Dsei é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), subordinada à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde. Trata-se de um modelo de organização de serviços de atenção à saúde indígena.

No Brasil, existem atualmente 34 Dseis distribuídos por critérios territoriais, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas, não obedecendo necessariamente os limites dos Estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.