Turismo no Paraguai é experiência que vai além das compras

Roteiro para conhecer história, economia e ambientes urbanos mostra atrativos além da tradicional procura por produtos baratos.

 

O Paraguai procura incentivar a circulação de turistas brasileiros. Foto: iStock/ Donyanedomam

O Paraguai é o terceiro país com mais cidadãos brasileiros, de acordo com dados divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores em 2023, o que torna o destino ideal para aqueles que querem se sentir em casa durante viagens internacionais. O país se torna ainda mais atrativo diante das frequentes altas no valor do dólar, pois há locais paraguaios que aceitam real ou cartão de crédito internacional.

Há também casas de câmbio paraguaias que trocam real pelo guarani, moeda paraguaia, sendo a moeda brasileira um pouco mais valorizada.

 

Além disso, o Paraguai procura incentivar a circulação de turistas brasileiros, já que em 2022 apenas 9,4% dos visitantes eram do Brasil, segundo informações divulgadas pelo jornal Gaúcha Zero Hora. O jornal reforça que o país procura ainda mais turistas que não vão ao Paraguai para fazer apenas o turismo das comprinhas mais baratas, e sim pessoas que querem investir em experiências.

 

Atrativos

Experiências não faltam para quem vê as compras somente como parte de uma viagem em que dá para fazer um longo roteiro de paradas. Parte da jornada pode ser voltada ao aprendizado, por meio de passeios históricos.

Uma dessas opções de visitação para compreender mais a história é o circuito chamado Rota Jesuíta. O cenário recria a rota de passagem da companhia jesuíta chamada de Companhia de Jesus, e vestígios presentes nele foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Os padres dessa companhia jesuíta foram responsáveis por povoar territórios brasileiros, argentinos e paraguaios.

Há também outras formas de conhecer a cultura do país, principalmente por meio do que é produzido.

Há um roteiro para conhecer estabelecimentos agropecuários que é organizado pela Associação Paraguaia de Turismo Rural (Apatur) desde 1997. Entre os estabelecimentos visitados, há algumas grandes propriedades que oferecem piscinas, restaurante, salão de jogos e minizoológicos.

 

O roteiro envolve também visita ao Parque Manantial, localizado na cidade de Hohenau. O lugar é conhecido por permitir que os visitantes desfrutem melhor a vista da natureza. Além da visitação em uma reserva ecológica, o parque também tem outras opções de lazer como toboágua e trampolim.

A visita pelo Paraguai também é uma oportunidade para contemplar as mais de 700 espécies de aves para avistamento. O país tem diversas áreas de preservação para que os turistas possam observar essas espécies, que incluem aves nativas e migratórias, em habitat natural. Três desses locais são também pedaços da Mata Atlântica, uma vegetação que também é familiar para os brasileiros.

Áreas urbanas

Para quem prefere a vida agitada das metrópoles e o turismo em áreas urbanas, o Paraguai também oferece algumas opções como Assunção, capital e cidade mais populosa do país. Assunção tem opções de visitação histórica, como o centro histórico, o Panteão Nacional dos Heróis, a catedral Metropolitana e o museu Casa de la Independencia.

A capital é cheia de estabelecimentos comerciais, por ser o centro econômico do país, como grandes hotéis e lojas.

Apesar do foco na experiência, há também espaço para compras na viagem, e tanto Assunção quanto Ciudad del Este são boas opções para isso. Ciudad del Este é uma das primeiras cidades que o turista brasileiro vai ter acesso, localizada próxima a Foz do Iguaçu, cidade na divisa entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Brasileiros que moram em Foz do Iguaçu também podem ter uma boa oportunidade com esse turismo, já que podem ser ótimos guias de compras, guias turísticos e até mesmo motoristas para quem quer conhecer o Paraguai. Quem deseja trabalhar em transporte por aplicativo ou como motorista particular na região, mas não tem veículo próprio, pode locar um automóvel, verificando os melhores preços com a ajuda de uma calculadora de carro por assinatura.

Brasileiros da região podem também trazer lembretes importantes para os turistas, como sobre o limite da quantidade de produtos e as mercadorias que não podem ser levadas ao cruzar a fronteira, além de tirar algumas dúvidas.

LEIA MAIS EM:https://www.h2foz.com.br/paraguai/turismo-no-paraguai-e-experiencia-que-vai-alem-das-compras/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.