Troca de experiências com campeões do esporte e ciclo de palestras organizadas pela CBV fecham ano do Circuito Brasileiro de vôlei de praia sub-17
Os jovens talentos do vôlei de praia brasileiro viveram dias de competição, aprendizado e troca de experiências no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Saquarema (RJ). O Circuito Brasileiro de vôlei de praia sub-17 2023 foi encerrado neste domingo (10.12), com comemoração para Manu e Antônia, do Rio Grande do Sul, e Igor e Luan, do Rio de Janeiro, que venceram a etapa. Ao final da temporada, que teve duas etapas, festa carioca. O Rio de Janeiro ficou com o título geral no feminino e no masculino. Durante o evento, uma série de palestras organizadas pela CBV trouxe conhecimento para os jovens talentos em temas como redes sociais, regras de vôlei de praia, além da troca com nomes vitoriosos da modalidade como a atleta olímpica Talita, o campeão mundial sub-21, Guto, e os treinadores Reis Castro e Renato França.
“O balanço é muito positivo. Todos entenderam a proposta que era ir além da parte esportiva. É um grande evento no qual trouxemos outras atividades, com encontros que buscavam a reflexão dos jovens. Abordamos o regulamento do vôlei de praia, as regras, tiramos dúvidas. Também falamos sobre comunicação e redes sociais que é algo presente na vida desses jovens. Treinadores renomados como o Marcos Char, a Letícia Pessoa e o Reis Castro e atletas consagrados como a Ágatha, a Talita e o Guto conversaram sobre suas carreiras e trocaram experiências com os jovens talentos. Foram oito dias maravilhosos, com o feedback muito positivo”, afirma Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV.
O treinador Reis Castro, que participou de quatro edições seguidas dos Jogos Olímpicos e treinou a dupla medalhista de bronze em Londres/2012, Larissa/Juliana, ressaltou a importância do evento para o futuro da modalidade.
“Tenho uma história longa desde o início do voleibol de praia no Brasil e é muito bom dividir esse conhecimento com essa meninada que está começando no esporte. É importante eles saberem o que fez essa história tão vitoriosa. Também procurei abordar o futuro do voleibol de praia. Essa troca é muito importante e esses eventos são fundamentais para o futuro da modalidade”, diz Reis Castro.
A atleta olímpica Talita dividiu um pouco da sua história com novos talentos do esporte brasileiro. “A competividade é muito importante no voleibol. Eu chego a ver três vezes o mesmo jogo para entender as decisões que tomei em uma partida”, diz Talita.
Em quadra, a festa foi da dupla carioca Igor/Luan. O título veio com uma vitória com duplo 21/16 sobre Arthur/Gabriel, de Santa Catarina. Gabriel/Leonardo, de São Paulo, ficou com o bronze, ao superar Gustavo/Kauan, de Santa Catarina, por 21/16 e 21/16. O resultado ajudou ao Rio de Janeiro a ficar com o título da temporada, com 180 pontos, seguido da Paraíba, com 160, e de Santa Catarina, com 155.
“Jogar em casa é sempre especial. Tenho que agradecer a toda a nossa equipe. O evento foi muito legal. A estrutura do Centro de Treinamento da CBV é sensacional, essa convivência foi incrível, as palestras, o dia a dia, vou levar tudo que aprendi e vivi nesse evento para toda a minha vida”, afirma Igor.
No feminino, Manu/Antônia, do Rio Grande do Sul, venceu Lorena/Anita, do Rio de Janeiro, na decisão por 2 sets a 0 (21/17 e 21/17). Na disputa pelo bronze, Maili/Luisa, do Rio de Janeiro, passou por Melissa/Ana Beatriz, do Mato Grosso do Sul, por 21/18 e 21/18. Após as duas etapas, título para o Rio de Janeiro, com 190 pontos, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 180 e pelo Paraná, com 150.
“Fico muito feliz pela nossa conquista e de ter conseguido esse resultado especial. A estrutura de Saquarema é incrível, as palestras, ter vivenciado tudo isso tudo foi muito especial. Gostei muito do evento”, garante Manu.
Link de fotos:
https://cbv.com.br/galeria/2774/saquarema-rj—10.12.2023—2%C2%AA-etapa-do-circuito-brasileiro-sub-17—dia-3
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro