TRE-MS sorteia urnas para teste de integridade e autenticidade
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realizou na manhã deste sábado (1º) o sorteio das urnas que participarão do teste de integridade e autenticidade. A solenidade foi no Pleno da corte, em Campo Grande.
A previsão inicial era de que 23 urnas fossem sorteadas, mas o TRE decidiu selecionar duas de seções de votação vizinhas ao tribunal para um teste da biometria.
São 18 urnas que passarão pelo teste de integridade e três pelo de autenticidade. O teste de integridade será executado no TRE, enquanto o de autenticidade será no Senac Horto, no Centro.
As urnas do interior serão escoltadas para a Capital pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). Em caso de problemas na logística, o tribunal garantiu que o transporte seguirá de helicóptero.
“Cada juiz eleitoral de sua zona deverá separar as urnas no Fórum, que serão recolhidas pela PRF e trazidas para Campo Grande. No nosso teste de integridade, elas ficarão em uma sala fechada e com câmeras”, disse o juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica da corte.
A PRF se somará aos 11 mil servidores da segurança que atuarão durante a eleição neste domingo (2). “Estarão envolvidas no processo a Polícia Federal, a PRF, a Polícia Civil, a PM, a Polícia Militar Rodoviária, o Corpo de Bombeiros, a segurança municipal [Guarda Civil Municipal] e o CMO [Comando Militar do Oeste]”, afirmou o presidente do tribunal, desembargador Paschoal Carmello Leandro.
Assista ao sorteio das urnas para os testes de integridade e autenticidade:
Às 5h de amanhã, a sala com as urnas com o teste de integridade será aberta, onde será simulada a eleição, com candidatos fictícios. Serão utilizadas cédulas de papel e computador, para confrontar os resultados. No teste de autenticidade, serão rodados à distâncias programas para garantir a lisura do processo eleitoral.
Acompanhe a preparação para o teste de autenticidade: