Sônia Guajajara vem ao MS e visita fazenda invadida por indígenas
Na visita, ela segue também até a fazenda do Inho, em Rio Brilhante, ocupada por índios guarani-kaiowá, há duas semanas.
“No domingo, ela deve ir a Dourados e à retomada de Rio Brilhante para dialogar com as lideranças indígenas sobre esse processo de solução que está sendo construído para que a gente possa efetivamente avançar nessas questões”, escreveu o parlamentar.
No sábado, informou o deputado, a ministra cumpre agenda em Campo Grande, onde reúne-se com o governador Eduardo Riedel, do PSDB e a bancada federal.
Na pauta, segundo Loubet, a discussão tem a ver com “as soluções para os recentes conflitos fundiários ocorridos em MS”.
QUEM É SÔNIA
Sônia Guajajara é nascida na aldeia indígena Araribóia, no estado do Maranhão, e integra o povo Guajajara/Tentehar. Ela é ativista em causas indígenas com reconhecimento internacional.
Formou-se em Letras e Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão e pós-graduada em Educação Especial.
Disputou eleições em 2018 como candidata a vice-presidente do Brasil, pelo PSOL, ao lado do deputado federal Guilherme Boulos.
Ano passado, Sônia elegeu-se deputada federal por São Paulo. Licenciou-se para assumir o mais novo ministério brasileiro, o dos Povos Indígenas.
Fonte Correio Do Estado