Silvio Santos vem aí
A recriação do Ministério das Comunicações, cujo titular da futura pasta será o deputado federal Fábio Faria (PSD-SP), é recado do presidente Jair Bolsonaro para duas figuras importantes de apoio à sua gestão: Silvio Santos, dono do canal SBT, neoaliado desde 2018; e o presidente do PSD, Gilberto Kassab – que diz estar fechado com o governador paulista João Dória, mas liberou a forte bancada para votar com Bolsonaro no Congresso Nacional. O futuro ministro é genro do dono do SBT, e tem entrada liberada no gabinete presidencial há um ano. É uma evidência de que a volta do ministério estava no radar do Planalto há meses. A Coluna já registrou que suas audiências com Bolsonaro são semanais (em alguns casos, mais de duas por semana).
Sedex
Os Correios, que serão privatizados, ficará sob o comando do Ministério. O PSD vai comandar a pasta também no leilão da banda 5G, essencial para telefônicas e TVs.
Prazo de validade
Se depender de Bolsonaro, Wilson Witzel enterra sua vida política em três meses – é o prazo do rito se a ALERJ aprovar o impeachment do Governador do Rio de Janeiro.
É tarde?
Witzel está emitindo sinais de que quer se aproximar do presidente – como na eleição – para tentar apoio dos bolsonaristas na ALERJ. Mas é tarde, dizem fontes do Planalto.
Acorda, WW
A essa altura, Pr. Everaldo, presidente do PSC, e André Moura, demitido por Witzel – duas eminências pardas do Governo do Rio – já rifaram politicamente o governador.
Forças x Covid
O presidente Bolsonaro autorizou o uso das tropas das Forças Armadas em fronteiras para tentar estancar a pandemia de coronavírus. É diária a entrada –bem algumas regiões sem controle – de moradores de países vizinhos no Brasil.
Reservas e fronteiras
O Decreto 10.394 trata de emprego das “Forças na Garantia da Lei e da Ordem e em ações subsidiárias” até 10 de julho de 2020 também nas terras indígenas e nas reservas ambientais e em outras áreas federais na Amazônia Legal.
Se liga, deputado
Mais uma vez Ciro Gomes, o presidenciável do PDT, desembarca no Recife fazendo política antes da hora. Novamente lançou a candidatura de Túlio Gadelha à Prefeitura da capital. Mais conhecido como “Namorado da Fátima Bernardes”, Túlio não ganhou eleição para vereador antes da vitrine nacional com a amada. Ciro faz barulho agora para colher a aliança do PSB local, coligação traidicional.
Tapa de luva
Viralizou o vídeo do ex-deputado Marco Antônio Cabral, filho de Sérgio Cabral, em que cobra postura do ex-prefeito Eduardo Paes, antigo aliado do clã, lembrando que é feio renegar os amigos.
Palmas!
A PF destruiu 400 mil pés da planta numa fazenda no chamado Polígono da Maconha em Pernambuco. Abasteceria consumo no Maranhão, Ceará e Bahia.
Pra boi dormir
Ministro da Educação, Abraham Weintraub, não engoliu que sua Medida Provisória que alterava regras para eleição de reitores nas universidades e institutos federais perdesse a validade. Apresentou outra, mais intervencionista. No texto da nova MP (979/20), o MEC diz que a escolha dos dirigentes obedecerá critérios técnicos.
Mas..
..o interventor nomeado para reitor pro tempore do IFRN, Josué Moreira, é filiado ao PSL bolsonarista, e já foi candidato à prefeitura de Mossoró (RN).