Seleção feminina sub-17 fica com a medalha de prata no Sul-Americano
A seleção feminina sub-17 ficou com a medalha de prata no Campeonato Sul-Americano da categoria disputado em Lima, no Peru. Neste domingo (01.10), a equipe comandada pela levantadora Fofão foi superada na decisão no tie-break, em uma decisão emocionante, com parciais de 21/25, 25/18, 19/25, 25/18 e 17/19. A ponteira Laura Macarrone foi a maior pontuadora do confronto, com 20 acertos. Com a classificação para a final, o Brasil já tinha garantido uma das três vagas para o Mundial de 2024. Duas brasileiras entraram na seleção da competição, Laura foi eleita uma das melhores ponteiras e a central Kamilla uma das melhores da sua posição.
“Lutamos até o final, mas infelizmente não conseguimos a medalha de ouro. Tenho que agradecer as jogadoras e toda a CT pelos ensinamentos ao longo desses cinco meses de aprendizado”, disse Laura Maccarone.
A levantadora Fofão comentou sobre o desempenho da seleção sub-17 feminina. “A campanha do Brasil foi dentro da expectativa. Preparamos essa seleção para disputar a final. Ficou um gostinho que poderíamos ter vencido. Faltou um pouco de experiência e segurança em alguns momentos. Para as jogadoras foi incrível. Elas lutaram e demostraram muita personalidade. Jogamos muito bem a semifinal contra o Peru. Conseguimos a classificação para o Mundial, vimos a evolução delas e isso é o fundamental. Pessoalmente foi uma experiência muito diferente e tentei ajudar as jogadoras da melhor possível. As jogadoras fizeram a parte delas bem feita. Nessa seleção temos muitos talentos que vão ganhar experiência. Foi tudo muito positivo”, afirmou Fofão.
Ao logo da competição, a seleção feminina sub-17 venceu Chile, Equador, Colômbia e Peru e foi superada na decisão pela Argentina.
A seleção feminina sub-17 disputou o Sul-Americano com as opostas Heloísa e Vallentina; as levantadoras Maria Eduarda e Mariana Silva; as centrais Kamilla, Maria Luiza, Mari Cortês e Mariana Gaviolle; as ponteiras Eduarda Zeni, Gabrielly, Laura e Mayara Seles; e as líberos Júlia e Sophia.
A comissão técnica foi formada pela treinadora Fofão, os assistentes técnicos Gabriel Leite e Tatiana Ribas, o supervisor Caetano Rocha, o preparador físico Ricardo Silva, a analista de desempenho Cláudia Takasaki, o fisioterapeuta Carlos Pires e o médico Ricardo Yanasse.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro