SED cria página para transmissão das aulas em tempo real pela internet
Transmissão pela TV Aberta foi iniciada no último dia 25 de maio. Com o acesso pela página da Secretaria, alunos de todo o Estado podem acessar as aulas em tempo real
Campo Grande (MS) – Na última segunda-feira, dia 25 de maio, os estudantes da Rede Estadual de Ensino (REE) passaram a contar com a transmissão de aulas veiculadas pela TV Aberta, por meio do sinal digital da Rede MS Integração de Rádio e TV. Agora, outra importante ferramenta está à disposição dos estudantes de todo o Estado, com a criação de uma página no site da Secretaria de Estado de Educação (SED), com as aulas transmitidas em tempo real.
A novidade – pioneira no País – foi colocada em prática com o objetivo de ampliar, ainda mais, o alcance das aulas voltadas aos estudantes da Rede Estadual e que também fica à disposição das redes municipais e privadas de todo o Mato Grosso do Sul, tendo em vista o trabalho em Regime de Colaboração, implantado no Estado desde o início da atual gestão, e que já possibilitou avanços significativos, como a construção do Referencial Curricular de MS.
Vamos Aprender
Fruto de uma Iniciativa desenvolvida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho e Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), as aulas fazem parte do “Vamos Aprender”, projeto que trabalha para mitigar os impactos da pandemia na educação e oferecer aos estudantes das redes públicas de ensino alternativas de aprendizagem não presencial.
As atividades, veiculadas na Tv Aberta e agora também pela internet, contam com a parceria de conteúdo produzido com várias instituições de aprendizagem remota, como Futura, Khan Academy, MultiRio e TV Escola.
Trabalho da Rede
Nas próximas semanas, os estudantes de Mato Grosso do Sul também passarão a contar com aulas gravadas por professores da Rede Estadual, produzidas pela equipe da SED. Para isso, a pasta iniciou uma minuciosa seleção de profissionais – cadastrados para o trabalho voluntário – e que passarão a gravar as aulas para complementar os materiais já disponibilizados nos dois canais abertos nesta primeira semana.
Vale salientar que toda a programação, desde entrevistas, comunicados e atividades em geral, estão adaptadas para os estudantes da Educação Especial e contam com a interpretação de profissionais da SED especializados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Ampliação do alcance
Os alunos da REE também contarão – nas próximas semanas – com a exibição dos materiais de estudo pela TV Educativa. A grade de programação será a mesma adotada desde o início da semana e atenderá – inicialmente – os estudantes de Campo Grande e Dourados, que contam com a recepção do sinal digital da emissora.
Clique aqui e acesse a página das Aulas na TV Aberta.
Vinícius Espíndola – SED