Seca coloca hidrovia do Rio Paraguai em emergência

| Créditos: Foto: Redes sociais

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) declarou estado de emergência na hidrovia HN-950, localizada no Rio Paraguai. A decisão se deve às baixas profundidades observadas no rio, que ameaçam a navegação e o transporte de cargas na região. A situação crítica de escassez hídrica na bacia do Paraguai, declarada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) desde maio, agrava o problema.

A hidrovia, fundamental para o transporte de minérios, produtos agrícolas e grãos, corta parte da América do Sul, ligando Cáceres (MT) a Nova Palmira (Uruguai). Em Mato Grosso do Sul, a via impacta cidades como Corumbá, Ladário e Porto Murtinho. Com a declaração de emergência, o Dnit pode realizar obras emergenciais sem licitação, visando garantir a segurança da navegação e evitar o desvio do tráfego de cargas para a rodovia BR-262/MS.

A ANA alerta para os impactos da seca nos usos da água, incluindo o abastecimento humano e a navegação. Enquanto o Dnit mantém contratos de manutenção na hidrovia, a possibilidade de dragagem para ampliar a navegabilidade levanta preocupações sobre os impactos na dinâmica do Pantanal.

CONTEUDOMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.