Prosseguem obras na ponte Bioceânica em várias frentes
Técnicos de un equipo multidisciplinario se encuentran fiscalizando los diferentes frentes de trabajo del Puente de la Bioceánica, que unirá las ciudades de Carmelo Peralta (Alto Paraguay) y Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul – Brasil).
📲 https://t.co/ypiEMMdQ4h pic.twitter.com/1cZbcewgFp
— MOPC Paraguay (@mopcparaguay) March 6, 2023
Nos diferentes componentes da obra, técnicos de uma equipe multidisciplinar estão supervisionando as diferentes frentes de trabalho da Ponte Bioceânica, que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Alto Paraguai) e Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul – Brasil), informou a Itaipu Binacional. A esse respeito, o engenheiro Alcides Enciso, representante do consórcio Prointec e responsável pela fiscalização da obra, informou que a obra está avançando no prazo e dentro dos padrões exigidos para sua execução, tanto em qualidade de materiais quanto em segurança, assim como no cuidado com o meio ambiente. Ele afirmou isso O Prointec havia sido premiado pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) pelo “Estudo de viabilidade técnica, econômica e socioambiental, projeto final de engenharia, cadastro e vistoria para a construção da ponte sobre o rio Paraguai”, pelo qual esteve presente desde o início do planejamento do empreendimento. Conforme explicou Enciso, o objetivo é garantir a execução das obras do Consórcio PYBRA, nos aspectos relacionados às obras de infraestrutura, cuidado com o meio ambiente, segurança no trabalho, materiais utilizados, entre outros. “É um trabalho bastante complexo. Envolve vários atores de diferentes disciplinas e estamos realizando um controle rigoroso de todas essas atividades. Quanto aos materiais, todos cumprem os requisitos estabelecidos, como pedras, areia, água, etc.”, mencionou.
Para além da fiscalização da execução das obras e destes materiais, é também efetuado o controlo da mitigação ambiental, das obras complementares, da segurança no trabalho e do próprio projeto. Em relação à componente ecológica, o inspetor afirmou que até à data foram mitigados os impactes da obra, tanto para a fauna como para a flora do local. Para tal, no âmbito deste plano, sublinhou que também são realizadas constantemente palestras de sensibilização com os responsáveis da construtora. “A componente ambiental envolve vários aspetos ao mesmo tempo, como a qualidade da água, qual o impacto que resulta das obras no rio, bacias hidrográficas, etc. Também um monitoramento permanente da qualidade do ar, bem como o cuidado com a fauna e flora da região. A premissa é salvaguardar todas as espécies, especialmente aquelas que estão em perigo de extinção”, afirmou. Quanto ao andamento dos trabalhos, eles são desenvolvidos nas duas margens do rio Paraguai. Do lado paraguaio, enfrenta-se a construção de estacas e cabeças; enquanto do lado brasileiro começa a construção das estacas. A futura ponte sobre o rio Paraguai é considerada uma das obras mais importantes para a concretização da Rota Bioceânica. É totalmente financiado pela margem paraguaia da Itaipu.
Fonte MOPC PY