Projeto educativo pretende criar Agentes Comunitários de Leitura
A educação não é brincadeira e cada vez mais precisamos encontrar maneiras de levar conhecimento as pessoas. Para que isso aconteça, iniciativas precisam acontecer no intuito de fomentar leitura, compartilhar ações educativas, entre muitas outras atividades.
Pensando em cada vez mais ser o transformador de vidas através da educação, o psicólogo Roniço Guerreiro, fundador da Gibiteca Mais Cultura, apresenta mais um programa educativo “Agentes Comunitários da Leitura”.
“Vamos buscar capacitar jovens para atuarem em comunidades como condutor do saber, a ideia é que o projeto faça parceria com a iniciativa privada e com ações governamentais”, ressaltou Guerreiro.
Um dos maiores incentivadores da educação e leitura do Estado, Ronilço tem buscado maneiras de fortalecer o hábito da leitura entre a população, mas sabe que precisará formar parcerias.
“Tem empresas que precisam, por força da lei, contratar jovens aprendizes, mas muitas vezes esses jovens ficam sem função. Então a ideia seria trazer eles como agentes da leitura, bem como buscar o envolvimento dos acadêmicos bolsistas. A ideia é que depois da capacitação, os jovens possam receber uma bicicleta com suporte para carregar os livros e a atuação será na região onde moram, levando livros, gibis e contação de histórias para comunidade”, destacou.
A Gibiteca é um dos grandes modelos de incentivo a leitura do País e, nos últimos anos, Ronilço tem “esquecido” livros nos carros pelo centro da cidade, colocado obras nos terminais e ajudando para que o hábito da leitura não morra. “Conhecimento é vida. Sei que cada vez mais as pessoas estão digitais, mas nada é mais gostoso que folhear um livro ou um gibi, e por isso faço questão de manter essa chama acesa”, disse.
Informações sobre o projeto e como participar podem ser obtidas pelo telefone 9996-5748.