Primeira Escola Municipal do Suas no Brasil com novo espaço e oportunidade para ampliar novos cursos na Assistência Social
Com o objetivo de ampliar em pelo menos 60% a oferta de cursos e capacitações para os servidores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), foi inaugurado nesta quarta-feira (30) pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), o novo espaço da Escola Municipal do Suas, órgão responsável pelo aprimoramento profissional dos trabalhadores, gestores e conselheiros de toda a rede socioassistencial de Campo Grande, o primeiro a ser implantado no país por uma gestão municipal.
O prédio, localizado no Bairro Itanhangá Park, também já abriga a Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe). O espaço da escola está distribuído no térreo e no primeiro andar e conta com cinco salas de aula com capacidade para 30 pessoas, sendo uma adaptada para pessoas com deficiência, recepção, sala para curso de higiene e manipulação de alimentos, sala de Informática, almoxarifado, cozinha, banheiros, depósito, salas administrativas e duas áreas de convivência localizadas no térreo e primeiro andar do prédio.
Durante a solenidade de implantação do novo espaço, a prefeita Adriane Lopes disse que o pioneirismo da escola será uma referência de trabalho. “Eu vejo essa escola como um grande presente para a Assistência Social, porque é a primeira Escola do Suas no Brasil. É um sonho que está sendo realizado, por isso nós queremos ser referência e trabalhar com um compromisso voltado para as pessoas para que as políticas de Assistência Social sejam aplicadas na sua integralidade na nossa Capital. E através dessa política já somos referência para o Brasil”, frisou.
O secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, destacou o trabalho da equipe e da gestão para a implantação da escola. “Precisamos sonhar, mas também é preciso agir para concretizar os projetos e o trabalho da gestão municipal foi fundamental nesse processo assim como o de toda a equipe. É muito importante capacitar nossos servidores porque estamos sempre aprendendo, em evolução”, destacou.
A superintendente de Gestão do Suas, Marcilene Rodrigues, também lembrou que a idealização da escola partiu da prefeita Adriane Lopes, ainda quando era vice-prefeita. “Ter uma gestora como a prefeita, sensibiliza e potencializa nossas ações. Essa escola foi projetada por muitas pessoas e vai trazer um aprimoramento do que a gente já faz pelos nossos 1.350 servidores, mas os nossos usuários é quem mais serão beneficiados, pois teremos condição de levar a Educação Permanente também para 99 Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) tanto para as cofinanciadas pela Prefeitura quanto para as inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social. O Sistema só tem essa vazão se todos nós juntos, o fortalecermos”, ressaltou.
Cursos e atendimento
Desde 2017, os cursos vem sendo realizados no auditório da SAS, em universidades e entidades parceiras, além do formato à distância sempre com a proposta de qualificar o trabalhador do Suas de todas as escolaridades e cargos, além de planejar, executar e avaliar as ações educativas e de diferentes modalidades, abrangendo diversas temáticas, conteúdos e metodologias de ensino.
Ao todo já foram oferecidas 247 capacitações e treinamentos, com um total de 16.173 inscrições realizadas até o final do ano passado. “O objetivo primordial da educação permanente conforme a Política Nacional de Educação Permanente, é desenvolver nos servidores os conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas à gestão do Suas, provimento de serviços e benefícios socioassistenciais, e o controle social do Sistema”, explicou a gerente de Gestão da Escola do SUAS, Simone Gomes Martins Vieira.
Ela ainda ressalta que neste primeiro semestre foram capacitados 1.235 servidores por meio de 62 cursos, incluindo ações inéditas, como o curso de Regulação, Guarda e Adoção, realizado em março e que atendeu uma demanda antiga de coordenadores, técnicos e profissionais de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Conselhos Tutelares e unidades de acolhimento da SAS.
Além disso, 17 novos cursos estão programados para os próximos dois meses, fortalecendo também o atendimento ao usuário. A ideia é atender 170 servidores por período.
conteúdo ms