Primeira diretoria da Associação Cultural das Nações Amigas toma posse
Os países membros da A.C.N.A são Itália, Líbano, Japão, Bolívia, Espanha, Paraguai e Portugal
A primeira diretoria da Associação Cultural das Nações Amigas (A.C.N.A/MS) tomou posse na noite de quarta-feira no Clube Estoril. O presidente Albino Romero e toda a diretoria foram empossados. A solenidade contou com a presença do secretário da Setesc, Marcelo Miranda.
A eleição, realizada na manhã do dia 13 de abril, reuniu comunidades de sete países com forte presença em Mato Grosso do Sul. Os países membros da A.C.N.A são Itália, Líbano, Japão, Bolívia, Espanha, Paraguai e Portugal.
Participaram do pleito as comunidades portuguesa, paraguaia, libanesa, espanhola, boliviana, italiana e japonesa (Nipo-brasileira, okinawa, beisebol).
O objetivo da associação é preservar o patrimônio histórico e cultural das nações estrangeiras e organizar eventos de caráter social, cultural e filantrópico.
O presidente Albino Romero assina o termo de posse
O presidente, que assume o mandato até 2026, afirmou que não buscará reeleição e destacou que foi eleito devido à credibilidade construída durante as cinco vezes que presidiu a Colônia Paraguaia. “Na assembleia geral, escolheram meu nome democraticamente e por unanimidade para ser o primeiro presidente desta entidade, pela minha experiência, capacidade e credibilidade de ser um bom gestor, honesto, competente e transparente”, afirmou.
O grupo se reuniu no dia 11 de abril com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e apresentou projetos como a construção de monumentos em homenagem aos imigrantes e a criação de um memorial para contar a história das colônias. No dia 14 de maio, entregaram o anteprojeto ao secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Cidadania, Marcelo Miranda.
Grupo apresentou projetos ao governador Eduardo Riedel (Foto: Saul Schramm)
Confira como ficou a diretoria executiva da A.C.N.A:
Presidente: Albino Romero
Vice-presidente: Maria de Fátima Corado Gabriel
Diretor financeiro: Claudio Sussumu Oikava
Diretor financeiro adjunto: Orlando Turpo Mamani
Diretor social: Munir Ysayeegh
Diretora cultural: Annelise Massani Romero Cavalcante
Conselho Fiscal
Eid Toufic Anbar
Jorge Gonda
Nelson Oshiro Ohkama
Luiz Carlos Mosena
Octacílio Sakai Junior
Adriana Senatori Frederezie Marques
Conselho Deliberativo
Carmén Tieko Massani Romero
Robson Simões De Almeida
Angelo Bruno Junior
Helvio Miagui Higa
Lorenzo Torres Marquinez
Susan Gomez Chambi
Créditos: acritica