Prefeito diz que pode voltar atrás e manter toque de recolher a partir das 20h
Diante do grande número de ocorrências após às 22h – quando se inicia o toque de recolher em Campo Grande -, o prefeito Marcos Trad (PSD), cogitou, em transmissão ao vivo pelo Facebook, na tarde de hoje (11), voltar o toque de recolher para às 20h no município como medida para evitar a disseminação do coronavírus.
“Ocorrências que nos desagrada e acima de tudo coloca em risco a sua própria vida e a vida dos que estão próximos à você”, disse Trad. Ele anunciou que a prefeitura irá monitorar o período do toque de recolher pelos próximos três dias e se a “desobediência” continuar, o horário de início da ação será mais cedo.
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Campo Grande abordou 142 pessoas nas ruas durante o toque de recolher, das 22h de sexta-feira (10) até as 5h deste sábado (11). O número de abordagens é mais do que o dobro da operação de quinta a sexta, quando os agentes orientaram 52 cidadãos a voltar para casa.
Foram aconselhados a fechar as portas 35 donos de estabelecimentos, quatro a mais em relação aos dias anteriores. No trânsito, 42 motoristas foram abordados e cinco foram multados, sendo três por não serem habilitados e dois por estarem com a documentação do veículo vencida.
COMÉRCIO
Prefeito também comentou sobre o funcionamento do comércio e supermercados na cidade e reclamou sobre a população. “O que mais me impressiona é que embora eles [comércio] tenham demarcados seus espaços, embora que tenham álcool em gel, embora que seus funcionários tenham máscaras, embora alguns deles estão aferindo a temperatura das pessoas que entram nos locais, a população em sua grande parte tem desrespeitado até as marcações”, reclamou ele.
Ele descreveu que as pessoas não estão respeitando as medidas recomendadas como espaçamentos nos estabelecimentos e saindo em grupos – ou com a família – e não sozinhos.