Portaria com metas do Inep para o ano não incluem aplicação do Enem 2021

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, apresenta detalhes da força-tarefa aplicada para avaliação do resultado do Enem

 

Uma portaria publicada nessa 4ª feira (12.mai.2021) com as metas do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) não inclui a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2021.

A portaria é assinada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro e traça um planejamento das atividades a serem realizadas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. Eis a íntegra (71 KB).

O documento até cita o “planejamento e preparação técnica” para o Enem 2021, mas não fala em aplicação. Segundo a portaria, os objetivos foram elaborados a partir da análise do PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) deste ano.

Há outras provas entre as metas com a descrição de “exames realizados”. Eis a lista:

  • Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes);
  • Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros); e
  • Encceja (Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos).

Em nota enviado ao site G1, o Inep garantiu a realização do exame no 2º semestre. O órgão não explicou, no entanto, porque o Enem não consta entre as metas. Nos anos anteriores, a prova aparecia nos objetivos anuais do Inep.

“O Ministério da Educação e o Inep (Instiuto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) trabalham para realizar o Enem em 2021. O edital referente aos pedidos de isenção da taxa de inscrição já foi inclusive publicado. O sistema será aberto para solicitações de isenção na próxima semana, em 17 de maio”, afirmou o Inep.

O Poder360 procurou o Ministério da Educação e o Inep para verificar por qual motivo o Enem não aparece entre as metas anuais. Até a publicação desta reportagem, não houve retorno.

fonte: Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.