Ponte Bioceânica ganha forma para unir dois oceanos e fortalecer a conexão regional
A construção da ponte rodoviária internacional, que ligará Carmelo Peralta (Paraguai) a Porto Murtinho (Brasil) e será a principal ligação do Corredor Rodoviário Bioceânico, representa mais da metade de sua execução total, apresentando ótimo desenvolvimento em ambas as margens do rio Paraguai.
No início de agosto chegaram ao canteiro as últimas vigas, que foram deslocadas para o lado brasileiro. Imediatamente começaram os trabalhos de montagem, com ritmo médio de um trecho e meio por dia.
Além disso, foi concluído o carregamento da cabeceira do cais 17A, completando assim a execução de todos os pilares da ponte. A laje superior da base do cais 14 também foi carregada no mesmo dia.
Na estaca 13 prosseguem os trabalhos de reforço dos mastros e colocação da cambota superior. A elevação dos pilares 13 e 14 também continua.
Outra atividade importante foi o pós-tensionamento da segunda viga superior do pilar 13, iniciado na quinta-feira, 1º de agosto, e concluído no sábado, 3 de agosto de 2024.
Uma obra que unirá dois oceanos
A Ponte Bioceânica é uma obra de grande porte que se destaca como principal elo da Rota Bioceânica, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico através do Chaco Paraguaio. Este projecto de infra-estruturas não só conduzirá a melhorias significativas na conectividade física, mas também promoverá a integração regional.
Além disso, facilitará o tráfego fronteiriço e agilizará os procedimentos aduaneiros, resultando numa logística mais eficiente e numa maior competitividade económica em toda a região sul do nosso continente.
A obra, dirigida pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), está sendo financiada pela Itaipú Binacional, marcando um marco na cooperação regional e no desenvolvimento de infraestrutura. A construção é realizada pelo Consórcio Binacional PYBRA.
Fonte: Mopc-PY