PoderData: Reprovação a prefeitos sobe para 26%; aprovação é de 32%

Pesquisa PoderData realizada nesta semana (26-28.abr.2021) mostra que, em cada 4 brasileiros, 1 avalia o trabalho do prefeito de seu município como “ruim” ou “péssimo”. De acordo com o levantamento, a reprovação dos líderes municipais subiu 9 pontos percentuais em relação a 2 meses antes, e foi para 26%.

Outros 32% consideram que os prefeitos fazem um trabalho “ótimo” ou “bom”, uma variação dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais em relação aos 34% de fevereiro. A taxa dos que avaliam a atuação em sua prefeitura como regular caiu de 44% para 38% no mesmo período.

Os números indicam que o resultado de fevereiro foi um “respiro”: eleitos no final do ano anterior, os prefeitos desfrutavam de uma avaliação mais favorável nos primeiros meses de mandato. Esta janela parece ter se fechado.

Esta pesquisa foi realizada de 2ª a 4ª feira desta semana (26-28.abr.2021) pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorialcom o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 482 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

ESTRATIFICAÇÃO

Entre as 5 regiões do país, o Sul é a que mais aprova seus prefeitos: 49% dos sulistas dizem achar o trabalho dos chefes municipais “ótimo” ou “bom“. Já o Norte é a região com menor aprovação dos chefes municipais: 18%.

BOLSONARISTAS REJEITAM MAIS

A rejeição aos prefeitos é maior no grupo daqueles que consideram o trabalho do presidente como “ótimo” ou “bom”: (34%). Entre opositores do chefe do Executivo federal, a rejeição aos líderes locais é de 25%.

 

poder360

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *