Piastri crava pole da corrida principal da F2 em Monza. Drugovich é 5º e Fittipaldi, 13º
Depois de quase dois meses, enfim a Fórmula 2 está de volta. A principal categoria de acesso à Fórmula 1 acelera neste fim de semana para a quinta rodada tripla do campeonato, em Monza. Na tarde desta sexta-feira (10), Oscar Piastri, líder do campeonato, garantiu a pole-position da corrida principal, no domingo, em uma classificação bastante movimentada e equilibrada na Itália. O australiano da Prema cravou 1min32s199 e superou Jehan Daruvala, da Carlin, por apenas 0s041. Assim, Piastri somou outros 4 pontos por conta da pole-position. A sessão contou com três brasileiros, sendo que dois deles andaram bem: Felipe Drugovich e Enzo Fittipaldi, estreante na F2.
Guanyu Zhou, vice-líder do campeonato, garantiu o terceiro lugar no grid da corrida principal e vai partir lado a lado com Liam Lawson. Felipe Drugovich, companheiro de equipe de Zhou na UNI-Virtuosi, também fez boa classificação e foi o quinto, dividindo a terceira fila com o surpreendente Ralph Boschung, da Campos. Théo Pourchaire, da ART Grand Prix, e Dan Ticktum, da Carlin, terminaram logo na sequência em uma sessão que teve os 20 primeiros separados por apenas 0s9.
Em sua primeira classificação na Fórmula 2, Fittipaldi foi bem. O piloto da Charouz se colocou em uma positiva 13ª posição, sobretudo porque o brasileiro teve pouquíssimo tempo para se adaptar ao carro depois de subir da Fórmula 3. O positivo é que Enzo superou de longe seu novo companheiro de equipe, o compatriota Guilherme Samaia, apenas o 21º e penúltimo na classificação. David Beckmann, que perdeu seu lugar na Charouz para Enzo, mas que conseguiu um cockpit na Campos, classificou-se em décimo e, portanto, vai largar na frente na corrida 1, obedecendo à regra do grid invertido em relação aos dez primeiros da classificação desta sexta-feira.
A primeira corrida da Fórmula 2 no fim de semana acontece bem no começo da manhã deste sábado, às 3h50 (horário de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda prova do sábado está marcada para 9h45. A rodada tripla será completada no domingo com a prova principal da jornada, às 5h25. Sempre com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports e pelo serviço de streaming F1TV Pro.
Em sessão de apenas meia hora, os 22 pilotos do grid da Fórmula 2 partiram para a definição do pole da corrida principal da categoria em Monza. Foi a primeira sessão classificatória de Enzo Fittipaldi depois de subir da F3 para a F2 a partir deste fim de semana.
A sessão começou com enorme tráfego, com vários pilotos andando muito próximos. Talvez numa prévia do que reserva a Fórmula 1 logo mais, o grande objetivo dos competidores estava em buscar o vácuo do carro da frente.
A classificação teve uma grande surpresa na primeira leva de voltas rápidas. Ralph Boschung, da Campos, virou 1min32s609 e marcou a pole provisória com 0s041 de vantagem para Dan Ticktum, da Carlin. Jüri Vips, da Hitech, aparecia em terceiro, 0s066 atrás, seguido por Oscar Piastri e Guanyu Zhou, os dois concorrentes ao título. Felipe Drugovich, companheiro de equipe de Zhou na UNI-Virtuosi, era o sétimo.
Na segunda volta rápida, ainda com o mesmo pneu, Piastri deixou para trás o tempo de Boschung e colocou a Prema na frente. O líder do campeonato cravou 1min32s402 e ficou provisoriamente na pole. Ticktum era o terceiro, à frente de Liam Lawson e Drugovich, a 0s270 do tempo de Piastri.
A Fórmula 2 partiu para a reta final da sessão com todos os pilotos, novamente, muito próximos uns dos outros. Só Boschung, que foi chamado pela FIA para a pesagem, é quem teve a pista livre à frente.
Zhou foi um dos poucos pilotos que melhorou seu tempo naquela tentativa e subiu para segundo, a 0s187 da marca de Piastri. Em seguida, Boschung bateu o tempo do chinês e retomou a segunda posição do grid da corrida principal.
Ainda havia tempo para uma última tentativa. Foi aí que Liam Lawson superou Piastri para assumir a pole provisória. O que se viu daí em diante foi uma grande mudança entre os líderes. Zhou deixou para trás o tempo do neozelandês e, em seguida, foi batido pelo indiano Jehan Daruvala.
Só que Piastri reforçou sua condição de favorito. O líder do campeonato cravou 1min32s199 e se colocou à frente de Daruvala por 0s041. Felipe Drugovich se colocou na quinta posição. Enzo Fittipaldi garantiu uma boa classificação e se colocou em 13º, enquanto Guilherme Samaia foi o penúltimo.