Parceria entre a Prefeitura de Jaraguari e UEMS potencializa pesquisas em diversas áreas
A pequena cidade de Jaraguari, na divisa com a capital Campo Grande, é a parceira da UEMS em um novo projeto, “Projeto Integrador em Jaraguari-MS nas áreas do Meio-Ambiente, Agrárias, Planejamento, Educação e Turismo”.
Conforme citado no Projeto, o objetivo da parceria é suprir as demandas de gestão nas áreas citadas anteriormente com elaboração de projetos que integrem a comunidade acadêmica da UEMS com os servidores do executivo estadual, municipal, a população local e parceiros.
Coordenador geral do Projeto, o gerente da Unidade Campo Grande, professor Djanires Neto, destaca que a parceria “vai ao encontro da missão Institucional da UEMS, que sempre está em busca de parcerias para suprir as demandas de gestão e dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. Então, com a união de esforços dos pesquisadores da nossa Universidade, podemos levar uma parcela de contribuição para o município de Jaraguari. Pois, será um laboratório para desenvolvermos projetos de ensino, pesquisa e extensão, ao mesmo tempo em que promoveremos o desenvolvimento local e regional”.
“Estamos envolvendo inicialmente 15 professores/pesquisadores da Universidade, além do apoio do corpo técnico para auxílio na logística, e acadêmicos das Graduações e Pós-Graduações Stricto Sensu das unidades de Campo Grande e Aquidauana”, acrescenta o professor Neto.
A comunidade acadêmica e a realidade local
A relação da comunidade acadêmica com a realidade local será ordenada pelos subprojetos elaborados pelos docentes/pesquisadores, técnicos e profissionais conforme sua área de atuação nas Unidades Universitárias e cursos da UEMS.
“Contaremos com a comunidade acadêmica das Unidades de Aquidauana e Campo Grande, que são as unidades que atenderão de forma direta esse Projeto Integrador, nas respectivas áreas destacadas para esse período inicial firmado em dois (2) anos de parceria, onde a UEMS vislumbra o desenvolvimento local por meio de metodologias inovadoras e consistentes”, conclui Neto.
Os subprojetos a serem desenvolvidos são: Meio Ambiente e Agrárias; Planejamentos; Educação; e Turismo. As pesquisas nessas áreas contemplarão estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação das áreas relacionadas à Agronomia, Engenharia Ambiental, Pedagogia, Letras, Turismo e Geografia.
Por fim o Projeto Integrador visa construir conhecimentos e compartilhar com os respectivos parceiros, levando melhoria na condição de vida, condições socioeconômicas e conservação da água e do solo em prol da sustentabilidade.
Apresentação AO VIVO
Na próxima segunda-feira (24) acontecerá Live com apresentação do Projeto, às 14h00 (horário de MS), conduzida pelo coordenador geral do Projeto, professor Djanires Neto, via os canais oficiais da UEMS.
Você pode acompanhar ao vivo pelos canais:
Facebook: @uemsoficial
YouTube: UEMS Oficial
Caso não possa assistir ao vivo, a apresentação ficará gravada na plataforma para acesso futuro.
Fonte: uems.br