Paraguai e Brasil renovam compromisso para construção de ponte internacional sobre o rio Apa

Em recente reunião realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, autoridades do Paraguai e do Brasil reafirmaram seu compromisso com a construção de uma ponte sobre o rio Apa, que ligará as cidades de San Lázaro e Porto Murtinho. Este projeto estratégico de infra-estrutura procura fortalecer as relações bilaterais e melhorar a integração regional.

A reunião contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. Do lado paraguaio, estiveram presentes a prefeita de San Lázaro, Joaquina Azuaga, vereadores, deputados departamentais de Concepción e Eng. Fabio Riveros, do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).

Durante o encontro (29/07/2024), foi reafirmada a vontade de continuar avançando nos esforços para a construção da ponte, projeto acordado há anos entre os presidentes das duas nações.“Este acordo foi assinado há alguns anos como resultado de um entendimento entre os presidentes dos dois países”, comentou Riveros.

Os ministros das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, e do Brasil, Aloysio Nunes, assinaram em 14/08/2018 o acordo para a construção da ponte sobre o rio Apa. Foto: Ministério das Relações Exteriores/Arquivo

Em 2019, o Paraguai promulgou a Lei 6.342, que aprova o acordo bilateral para a construção da ponte internacional sobre o rio Apa. “Essa lei foi emitida em 2019, justamente quando a pandemia da COVID-19 começou”, explicou Riveros, observando que a emergência sanitária global atrasou o progresso, mas que a recente reunião reavivou os esforços conjuntos.

Um passo fundamental para atingir o objetivo é a ratificação do acordo pelo Congresso brasileiro. Nesse sentido, as autoridades regionais brasileiras, incluindo o governador Riedel e o prefeito Citra, comprometeram-se a tomar as medidas necessárias para esse fim.

Projeto e construção, pelo Paraguai

O Paraguai assumiu o compromisso de financiar integralmente os custos de construção da ponte, incluindo a preparação dos projetos e estudos necessários. Esta ponte não só fortalecerá a integração com o Brasil, mas também fará parte do Corredor Bioceânico em construção entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. “Com a conclusão desta ponte em San Lázaro, os departamentos de Concepción e Amambay se conectarão mais rapidamente ao Corredor Bioceânico”, acrescentou Riveros.

A reunião terminou com a firme decisão das autoridades de ambos os países de continuar a trabalhar de forma coordenada para tornar a ponte uma realidade, o que é de grande relevância para o desenvolvimento económico e a integração regional.

 

Fonte: Mopc-PY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.