Palio usado, ainda compensa comprar?

Se você anda pensando em comprar um modelo de carro descontinuado, como é o caso de um Fiat Palio, saiba que isso pode ter duas possibilidades de compreensão: pode ser tanto um investimento quanto um aborrecimento.

 

É um investimento, especialmente com veículos mais antigos. Ao contrário da maioria dos carros, seu veículo pode realmente aumentar em valor se você tiver sorte – e muitas vezes você pode obter um bom negócio em modelos descontinuados recentemente. 

 

Mas esta pode não ser a opção mais segura para o seu bolso, uma vez que, em caso de alguma avaria, será mais difícil encontrar peças e a possibilidade de algum profissional para fazer algum tipo de reparo específico – e você pode até mesmo acabar pagando mais do que pagaria por um modelo mais novo, o que poderia gerar muito aborrecimento.

 

Por essa razão, separamos neste post algumas perguntas e respostas sobre a compra de carros usados em Campo Grande que já estejam descontinuados. Isto pode ajudá-lo a decidir ou não pela decisão de comprar um Fiat Palio usado ou algum outro veículo. Confira a seguir alguns detalhes importantes para a hora de tomar a sua decisão! 

 

Por que comprar um carro descontinuado?

 

Comprar um modelo descontinuado pode trazer vários benefícios – especialmente se ele foi descontinuado recentemente. As concessionárias podem reduzir seriamente o preço de um modelo recentemente descontinuado para abrir espaço para outros veículos. Eles também podem oferecer brindes para adoçar o negócio. Este não é necessariamente o negócio com modelos mais antigos – você normalmente pode obter um preço mais baixo de um vendedor particular nesse caso. Outra maneira que as concessionárias usam para tirar os carros do lote é oferecendo financiamento a 0% ou a juros baixos, que geralmente está disponível em modelos descontinuados. Como ocorre com os descontos da concessionária, normalmente está disponível para carros novos.

 

É possível ganhar dinheiro com um carro que saiu de linha?

 

Carros descontinuados nem sempre perdem valor da mesma forma que outros carros. Modelos mais antigos, em particular, podem realmente aumentar em valor caso venham a se tornar populares novamente. Por exemplo, isso aconteceu com o Pontiac Aztek depois que ele fez uma aparição na famosa série da Netflix, o Breaking Bad. Digamos que seu carro apareça em um filme e de repente todo mundo precisa dele. Nesse caso, você pode realmente lucrar com a venda de seu carro!

 

Podem haver algumas desvantagens ao comprar um carro fora de linha?

 

Comprar um carro descontinuado nem sempre é a escolha certa. Você pode querer considerar essas quatro desvantagens antes de tomar uma decisão. O valor de revenda é uma aposta, pois os carros descontinuados recentemente costumam ter uma queda acentuada no valor – especialmente se forem retirados da linha de montagem devido a uma queda na popularidade. Os modelos mais antigos também não necessariamente aumentarão em valor ou permanecerão os mesmos. É difícil prever como o mercado mudará para seu carro e você pode perder dinheiro com seu investimento. 

 

Além do mais, você pode ter dificuldade em encontrar peças se seu carro precisar de conserto. Este é o caso com menos frequência com carros mais novos, já que você pode usar peças de outro modelo semelhante. Mas você pode ter dificuldade em encontrar peças para carros mais antigos e modelos internacionais se precisar de conserto.

 

Um carro fora de linha pode ser mais caro?

 

O financiamento de carros usados ​​normalmente vem com taxas mais altas do que os empréstimos para carros novos. Embora você possa conseguir um acordo com um modelo recém-descontinuado na concessionária, eles tendem a secar com os modelos usados ​​mais antigos – especialmente se o carro precisar de reparos. Os próprios carros descontinuados também podem ser muito caros, especialmente se eles viram um aumento na popularidade nos últimos anos. Embora isso possa ser uma coisa boa se você já possui o carro, não é um bom negócio para compradores em potencial.

 

Fique também atento a possíveis problemas de segurança. Alguns modelos foram descontinuados devido a riscos de segurança – como airbags que não funcionam corretamente. Se essas questões não foram tratadas pelo vendedor ou fabricante, você pode estar colocando você e seus passageiros em perigo. Leia sempre muito sobre o modelo desejado e busque informações disponíveis na internet – uma boa pesquisa pode ser muito útil.

 

Por que os fabricantes descontinuam carros como o Palio? 

Existem alguns motivos pelos quais os fabricantes podem descontinuar um modelo de carro. Se a popularidade de um carro cair, um fabricante de automóveis pode decidir descontinuá-lo. Ou algumas empresas podem descontinuar modelos mais antigos para abrir espaço para novos veículos, o que foi o caso da Fiat em relação ao Palio, que deu lugar ao Argo. Seu auge foi emplacado no ano de 2014, quando o Palio conseguiu tirar o reinado do Volkswagen Gol e assumiu a liderança de vendas em todo o país, que acabou sendo desbancada somente em 2016 pelo Chevrolet Onix.

 

O que acontece se um carro que já tenho for descontinuado? 

Existem algumas coisas que podem acontecer se o seu carro for descontinuado. A primeira é que ele pode começar a perder valor em um ritmo mais rápido, colocando você em risco de ficar de cabeça para baixo em seu financiamento de carro. Você pode querer encurtar o prazo do empréstimo ou refinanciar para evitar que o saldo valha mais do que o seu veículo. Você também pode ter problemas para encontrar um mecânico ou peças para fazer reparos, embora isso normalmente não se torne um problema por vários anos.

 

Em linhas gerais, comprar um modelo descontinuado é uma das poucas vezes em que você pode realmente ganhar dinheiro comprando um carro, usado ou novo. Mas não é um sucesso garantido e pode até representar um risco à segurança. Então, fique sempre atento na hora de escolher seu próximo carro seminovo ou usado! 

 

Esse conteúdo foi útil para você? Se gostou deste post, aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas aprendam se compensa comprar um carro descontinuado de fábrica como um Fiat Palio! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.