Oi investe em soluções digitais e é reconhecida como a empresa mais inovadora do setor

O empenho da Oi em desenvolver e entregar soluções para seus clientes do mercado corporativo levou a empresa a conquistar o primeiro lugar em Inovação, no setor de telecomunicações, no anuário Época Negócios 360°. A publicação realiza a análise do desempenho das companhias no Brasil e aponta quais são as melhores em diversos setores da economia.

A consagração é resultado de uma mudança realizada nos últimos anos, em que a unidade de negócios voltada para grandes empresas passou a atuar como provedora e integradora de soluções digitais, intitulada Oi Soluções.

No centro do trabalho está o conceito de inovação, pilar estratégico no desenvolvimento dos serviços.

A Oi Soluções focou em ampliar suas soluções de TI e através de um ecossistema focado em inovação, vem conseguindo auxiliar seus clientes no processo de transformação digital.

E essa estratégia mostrou-se ainda mais acertada no enfrentamento dos novos desafios que surgiram com a crise global provocada pela Covid-19.

Tanto que logo no início da pandemia, foi lançada em tempo recorde uma nova versão da solução Oi Smart Office,  plataforma integrada para o trabalho remoto que se tornou uma importante referência no mercado por incluir conectividade, colaboração e cloud computing.

– A companhia já investia em soluções para clientes e na própria política de home office desde 2015, quando essa cultura ainda não estava tão massificada. Conseguimos sair do mundo físico para o virtual rapidamente. E não perdemos em produtividade – afirma Adriana Viali, head da Oi Soluções.

Por ser referência em segurança cibernética no mercado, com centros de operação espalhados pelo país, a Oi Soluções se beneficiou também com o crescimento do trabalho em casa: houve um aumento de 132% nas vendas de soluções de segurança – atualmente já são 700 empresas atendidas com a plataforma completa de segurança pela Oi Soluções.

– A pandemia demonstrou que o nosso foco em inovação está correto. Nossos clientes aumentaram os investimentos em segurança e procuraram parceiros robustos para isso. O tema é tão importante que tem sido um dos mais discutidos nos nossos eventos virtuais com clientes – enfatiza a head da Oi Soluções.

E os esforços em inovação não se limitam à segurança e são contínuos. Segundo Adriana, nos últimos meses, foram lançados quase dez novos produtos, todos voltados a impulsionar o crescimento dos negócios dos clientes, através da tecnologia.

Cabe destacar entre eles, o Oi Ads, solução que oferece a venda de espaço publicitário em canais digitais, o Oi Smart Cloud 4.0, infraestrutura em nuvem nas modalidades pública, privada ou híbrida, as soluções de Big Data Analytics, que através de dados anonimizados auxiliam na otimização das estratégias no ponto de venda, soluções de chatbot com inteligência artificial, que trazem redução exponencial do tempo de atendimento ao cliente de maneira automatizada e em grande escala. E o mais recente lançamento, o Oi Labs, laboratório de inovação dedicado a processos de cocriação de soluções digitais com os próprios clientes por meio de trabalhos colaborativos, ou seja, analisamos a empresa, identificamos as  suas necessidades e construimos junto com o cliente a solução mais adequada utilizando para isso as mais novas metodologias ágeis do mercado.

Estamos antenados com o que o cliente efetivamente precisa. É importante pensar e sentir como ele. Nossas soluções são pensadas e criadas em conjunto com nossos clientes, como por exemplo no Oi Labs, ou nas nossas soluções de monitoramento usando IoT, que são customizadas para cada caso de uso – enfatiza a executiva, que destaca ainda, no caminho pela excelência em novas soluções, a expertise adquirida em eventos como Rock in Rio, Game XP, CCXP e na gestão das necessidades e demandas de todo o grupo Oi.

Oito

A busca por inovação também ganha destaque com o Oito, espaço de empreendedorismo no Rio de Janeiro criado pela empresa para acelerar startups, o desenvolvimento de soluções tecnológicas,  estimular a geração de novos negócios, além de promover interação com iniciativas sociais.

De acordo com Rogério Takayanagi, chief of Strategy and Transformation Officer da Oi, um dos objetivos do Oito é garantir um radar:

– É um espaço para testar e atrair parceiros – afirma Takayanagi.

Ele destaca que o Oito está em colaboração com o sistema de inovação e tem falado com outros hubs.

– É a ponte entre o problema e a solução.

Além dos projetos, outro diferencial competitivo da Oi é sua rede de fibra ótica de transporte com cerca de 400 mil quilômetros. Essa rede é capaz de suportar os diferentes serviços oferecidos pela companhia com alta qualidade e velocidade na conexão. A Oi é a única operadora que possui fibra em mais de 2.300 municípios do país, com mais de 36 mil técnicos para atendimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já no segmento corporativo, essa infraestrutura suporta todas as soluções de TI oferecidas ao mercado que demandam estabilidade da rede com elevada taxa de conexão. Também possibilita a prestação de serviços de dados com taxas de velocidade de até 10 Gbps e alta disponibilidade, atendendo as necessidades das empresas por mais banda.

– A Oi está passando por um momento de transformação, com a inovação como parte central do processo. A necessidade de ser eficiente passa por nos digitalizar. É preciso reinventar o trabalho – afirma Rogério Takayanagi sobre a nova fase pela qual passa a companhia

 

Fonte: época negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.