Obras de nova ponte no Paraguai começam a tomar forma
Via sobre o Rio Monday, em Presidente Franco, é parte do Corredor Metropolitano del Este, que dá acesso à Ponte da Integração.
O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai divulgou, nesta semana, imagens do canteiro de obras da ponte sobre o Rio Monday, em Presidente Franco. A estrutura faz parte do anel viário de acesso à Ponte da Integração.
De acordo com o MOPC, a etapa atual é a de montagem do canteiro e construção dos caminhos auxiliares na barranca do Monday, afluente do Rio Paraná. O terreno do local é íngreme e rochoso, o que dificulta algumas das tarefas.
A previsão de conclusão da ponte, que foi a última fase do Corredor Metropolitano del Este (CME) a ser iniciada, é para o final de 2025.
A estrutura terá 500 metros de extensão, com largura de 26,5 metros, representando o trecho final do CME, corredor com 31 quilômetros de extensão, projetado para conectar os municípios de Presidente Franco, Los Cedrales, Ciudad del Este, Minga Guazú e Hernandarias, retirando o tráfego de caminhões das áreas centrais das cidades.
Financiado com recursos captados pelo governo do Paraguai no mercado internacional, o CME está dividido em seis lotes e será entregue de forma gradual ao longo de 2024 e 2025.
O lote mais adiantado, perto de ser concluído, é o da ligação entre a cabeceira paraguaia da Ponte da Integração e a área urbana de Presidente Franco. A obra com menor avanço é, justamente, a da ponte sobre o Rio Monday.