Olá, bom dia.
Para começar. A confirmação recorde de 1,1 mil registros de mortes e 17,4 mil casos de coronavírus em 24h, segundo informou o Ministério da Saúde, fez a doença – no mínimo – igualar nesta terça-feira (19) a principal causa de mortes por dia no Brasil: as doenças cardiovasculares.
Comparativo. De acordo com o Instituto de Métricas e Avalições de Saúde (IHME, na sigla em inglês), as doenças cardiovasculares representam a maior causa de mortes no Brasil. Geralmente, elas giram em torno mil por dia, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) contabilizados pela ferramenta Cardiômetro (no ano já são mais de 150 mil, segundo a SBC).
Ranking. Com 271.628 casos de Covid-19 confirmados, 17.971 óbitos e 106.794 recuperados, o Brasil já ultrapassou o Reino Unido em número de infectados e está em terceiro lugar em ranking da Universidade Johns Hopkins – em primeiro estão os Estados Unidos, seguidos pela Rússia.
Outro desafio. O problema é que o vírus, definitivamente, chegou ao interior. Confira na reportagem de Fernanda Trisotto: |