Novo Horizonte do Sul, Japorã e Nova Andradina comemoram aniversário hoje
Três municípios de Mato Grosso do Sul fazem aniversário neste sábado (30). Os parabéns vão para as cidades de Japorã e Novo Horizonte do Sul, que completam 30 anos, e Nova Andradina, que faz 63 anos hoje.
Japorã comemora aniversário com a primeira edição da Japorã AgriShow (Festa da Agricultura Familiar) que promove shows culturais, exposições, leilão e parque de diversões Eventos acontecem em frente ao paço municipal. Às 20h45 será feita a abertura oficial da festa e às 22h sobe ao palco o conjunto musical sertanejo Trio Parada Dura.
Já amanhã, no Dia do Trabalhador (1º), haverá o tradicional almoço da cidade às 11h30 e 13h cantores regionais se apresentam. Para os interessados, o leilão acontece às 15h. A dupla sertaneja Marcos e Belutti se apresenta às 22h.
Hoje com 9.372 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasieiro de Geografia e Estatística), o município foi fundado entre os anos de 1953 e 1954, por famílias vindas do interior paulista com o interesse de lutar pelo domínio da terra. No entanto, a história de Japorã começou quando algumas famílias se instalaram na região com o objetivo de derrubar as matas para a exploração da agricultura. O nome Japorã vem do tupi-guarani e significa literalmente “aquele que é bonito”.
O município de Nova Andradina sedia o 3° e 4° encontro de fuscas e carros antigos durante todo o dia no Centro de Eventos Professor José Antonio Zanqueta em comemoração. Às 21h as duplas Evils e Adriano, e Danilo e Daniel se apresentam no local.
Segundo registros históricos, Nova Andradina foi fundada no dia 20 de dezembro de 1958 e instalada oficialmente no dia 30 de abril do ano seguinte, em 1959, quando se desmembrou da comarca de Rio Brilhante, pertencente até então ao município de Bataguassu.
Seu fundador, o pecuarista paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade (1889-1962), é o mesmo colonizador de Andradina, no interior de São Paulo. O topônimo Andradina, presente em ambas as cidades, é uma homenagem à Moura Andrade, sendo que, na localidade sul-mato-grossense, acrescentou-se o prefixo “Nova”, para evitar confusões entre as cidades.
Seis anos mais tarde, em 1957, o paulista desmembrou uma gleba da Fazenda Baile. Foi neste período que se deu início aos trabalhos nas terras que hoje compõem Nova Andradina.
Em Novo Horizonte do Sul, o dia começa com desfile cívico às 8h na saída da Escola Municipal Professor Eduardo Pereira Calado. O dia acaba com show de calouros com Canta NHS às 9h também na Praça dos Poderes.
Novo Horizonte do Sul originou-se de vários povos vindos dos quatro cantos do Brasil, para trabalhar em terras do Paraguai, e com o passar dos anos se uniram. Após serem explorados no país vizinho como mão de obra barata, sem dignidade, eles começaram a exigir ao governo brasileiro ajuda para voltar ao Brasil.
Depois de anos de luta, aproximando entre 1965 e 1980, o governo criou um novo modelo agrícola, incentivando o plantio de soja e de outras lavouras mecanizadas em grandes extensões, alavancando a exportação ao construir a maior hidrelétrica do mundo, a Itaipu. Muitas famílias se alocaram em acampamentos e glebas na região enquanto esperavam a negociação da área até que todas as famílias fossem libertas.
A Gleba Novo Horizonte do Sul foi criada logo após a divisão do Estado e pertencia ao Município de Ivinhema, Guiraí, Piravevê no Sul do Estado. Com o rápido desenvolvimento, logo surgiu a luta pela emancipação política.
Distante 58 Km de Ivinhema, com estradas sem pavimentação tudo dependia desta. Devido à importância sócio-econômica do assentamento, em 17 de abril de 1992 foi criado o Município de Novo Horizonte do Sul, pela Lei 1.260, sendo instalado em 1 de janeiro de 1993. (CAMPO GRANDE NEWS)