NOVEMBRO ROXO, MÊS DA PREMATURIDADE,
NOVEMBRO ROXO, MÊS DA PREMATURIDADE,
HOSPITAL REGIONAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Hoje (17), é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. A data integra o Novembro Roxo, campanha realizada anualmente e que tem o objetivo de conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde durante a gravidez e solidarizar-se com as chamadas “mães de UTI”.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação é considerado prematuro. E de acordo com dados do Ministério da Saúde, anualmente são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o que equivale a seis casos a cada dez minutos.
A campanha Novembro Roxo deste ano destaca o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento, e essa proximidade é importante para o tratamento do bebê prematuro. “Esse contato faz a diferença, a criança reage melhor ao tratamento ali na UTI. Então pele a pele ele tem que ser estimulado o mais precoce possível, para fortalecimento do vínculo da mãe, para o aquecimento do bebê, para o contato da vida”.
O evento realizado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul foi marcado pela emoção e a satisfação da realização de um trabalho de excelência e humanização de toda uma equipe, relata o capelão IRWING FERREIRA, “uma manhã de homenagem feita pelo coral Verbo da Vida, exposição de fotos de prematuros, mamães e de servidores do HRMS, e uma homenagem especial feita pela capelania do HRMS e a enfermeira GRACIELA MUDESTO MIRANDA, à servidora enfermeira ANA CAROLINA PEREIRA ARAGÃO DE OLIVEIRA responsável por este dia destinado às mamães e bebês, “enfermeira que com maestria desenvolve seu papel de salvar e cuidar, relata capelão IRWING FERREIRA.
Por mais “Novembros Roxos”.
Capelão IRWING FERREIRA