Nota de repúdio a ato homofóbico contra profissional da saúde
Ao tomar conhecimento por meio da mídia, a Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero, Seccional Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), vem a público externar repúdio às ofensas proferidas por uma mulher ainda não identificada contra o profissional da área da saúde, o cirurgião-dentista Gustavo dos Santos Lima.
Na ocasião, ao estacionar o carro para vacinar sua filha, a mulher recusou que a dose fosse ministrada pelo profissional, proferindo palavras ofensivas e discriminatórias, assim definidas pela lei: a homofobia é “uma aversão irreprimível, repugnância, medo, ódio, preconceito que algumas pessoas nutrem contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais (também conhecidos como grupos LGBTQIA+) ”.
Infelizmente, muitas pessoas continuam a reproduzir preconceitos contra pessoas com orientações sexuais ou de gênero minoritárias. Esse preconceito afeta a qualidade de vida dessas pessoas, que sofrem com o bullying na escola (homofobia é o terceiro motivo mais recorrente de bullying, segundo esta pesquisa) e a discriminação tanto de desconhecidos, quanto de membros da própria família.
Por fim, a CDSG/OAB/MS, afirma que está a disposição da população LGBTQIA+ para que esse tipo de crime seja denunciado junto a nossa seccional através da nossa Ouvidoria e as devidas providências sejam tomadas.
Campo Grande/MS, 24 de Agosto de 2021.
Mansour Elias Karmouche
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul
Eliane Rita Poutrich
Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/MS
Henrique Silva Dias
Vice Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/MS
por conteudo ms