Ministério reconhece situação de emergência em sete cidades de MS por conta de queimadas
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu situação de emergência por conta das queimadas, em sete municípios de Mato Grosso do Sul. A decisão foi publicada na edição do DOU (Diário Oficial da União), desta sexta-feira (6).
De acordo com a determinação, as sete cidades (veja lista abaixo) do estado já podem solicitar recursos do MDR para socorro e atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.
São elas: Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Jardim, Miranda e Porto Murtinho.
O meteorologista Tiago Molina Schnorr, coordenador de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Riscos e Desastres (Cenad), reforça que algumas ações preventivas podem ser tomadas pela própria população, a fim de mitigar as consequência dos incêndios florestais.
“É importante que as pessoas sigam algumas recomendações para sua autoproteção, entre elas manter quintal livre de material combustível, como lixo e mato seco, não realizar queimada sem acompanhamento técnico necessário e seguir sempre recomendações dos órgãos locais”, explicou o especialista.
Fonte: conteudo ms