Ministério do Turismo lançará projeto itinerante em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul receberá projeto do Ministério do Turismo e o lançamento está previsto para o próximo 28 de agosto. A repartição do Governo Federal apresentará o MTur Itinerante a partir das 9h, em estrutura que será montada próximo ao Mercadão de Campo Grande.
O MTur Itinerante é um projeto que mostrará oportunidades de apoio patrocinadas pelo Governo Federal em Mato Grosso do Sul. No evento, serão detalhadas informações sobre o acesso ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur), por meio do qual empreendimentos do setor privado obtêm financiamentos com taxas e prazos diferenciados.
Outra ação do Ministério do Turismo que será detalhada na reunião do dia 28 orienta os empreendedores sobre a atualização e registro gratuito no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Esses dados reúnem operadores do turismo e servem de fonte de consulta a visitantes quanto à formalização de atividades, além de permitir o acesso de empreendedores a programas do órgão.
Vale ressaltar que o cadastro é para seis categorias: acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e guias de turismo. Também podem se registrar, de forma opcional, outros empreendimentos turísticos.
Conforme fala do ministro do Turismo, Celso Sabino, está unindo forças com outros ministérios. “Precisamos pensar o turismo de forma transversal, para proporcionar que os Estados do país contribuam para o desenvolvimento sustentável do setor, com reflexos na economia nacional e a consequente geração de emprego e renda”, destacou.
No evento, serão detalhadas informações sobre o acesso ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur), por meio do qual empreendimentos do setor privado obtêm financiamentos com taxas e prazos diferenciados. De janeiro a junho, o órgão registrou a contratação de R$ 200,2 milhões em financiamentos do Fundo no país, com um total de 380 operações.
As informações sobre o novo projeto para o Estado vieram após reunião do deputado federal Geraldo Resende (PSDB) com o ministro Celso Sabino. O parlamentar afirmou que a agenda será muito importante para os interesses de Mato Grosso do Sul.(CAMPO GRANDE NEWS)