Memorial Belmar Fidalgo, um lugar que guarda a história do esporte de Campo Grande

 

A praça Esportiva Belmar Fidalgo, na área central de Campo Grande, é bem conhecida e movimentada para pratica de esportes, como Futebol, Vôlei e Beach Tênis. As pessoas também vão até lá para praticar a caminhada e correr na pista. Agora o que a maioria das pessoas não conhece e nem imagina que tem na praça, é o Memorial Belmar Fidalgo, que fica aberto para receber visitas a partir das 8h até o meio-dia, e reabre às 14h e fecha às 18h. No memorial encontramos fotos, quadros e histórias que marcaram a praça nos anos, 60,70 e 80 quando a praça ainda era o estádio de futebol Belmar Fidalgo.

Um vídeo com jogadores, comissão técnica e jornalistas da época também é mostrado aos visitantes e entre as histórias contadas, eles relembram do dia em que o nosso Rei Pelé jogou e brilhou contra o Comercial no ano de 1965.

Servidor cuida do local para visitação

O grande responsável por estas visitações e quem conta essas histórias maravilhosas da praça é o Osvaldo  Duque-“Bolão”, que começa contando por qual motivo a praça tem este nome. “O nome Belmar Fidalgo se deu para homenagear um rapaz que jogava futebol aqui, era uma pessoa muito prestativa, era muito bom de bola esse rapaz e ele faleceu no ano de 1953 com 37 anos, ai fizeram uma homenagem a ele colocando o seu nome na Praça que antes se chamava  praça esportiva Campo Grande”.

Logo quando entrei no memorial dei de cara com um quadro do rei e a famosa camiseta branca do Santos Futebol Clube, dos anos 60. Perguntei ao Bolão se de fato o nosso rei havia jogado no Belmar e quando e como foi essa partida. ” no ano de 1965 nós tivemos a honra de receber o Santos do nosso Rei Pelé, e o interessante que ele veio aqui e tinha mais ou menos 20 e poucos anos, e jogou contra o Comercial, infelizmente o Comercial não ganhou mas o Pelé brilhou e fez os 3 gols do Santos que venceu a partida por 3 a 1″.

No memorial tem fotos, quadros e camisas dos times de Campo Grande daquela época em que o nosso futebol ainda não era profissionalizado. Além de Comercial e Operário estarem presente no memorial, tem o time do Asa , que era um time militar e que ganhou o campeonato do ano de 1970. O memorial é recheado de fotos pretas e brancas que contam a história do nosso esporte e da praça esportiva, tem relíquias comercialinas como o time de 1965 e operariana com o time de 1977. Uma das fotos que Bolão faz questão de mostrar é a de seu pai Felipão, que foi juiz e na imagem está entregando uma arque-flecha como homenagem ao garoto Pelé.

Além de contar as histórias do futebol envolvendo a praça, ainda tem um espaço que mostram grandes momentos do nosso atletismo que também marcaram a história da praça. ” Na parte do atletismo nós temos aqui algumas fotos de pessoas que destacam, tem aqui o tènis do professor João Batista que teve uma passagem muito boa na parte do nosso atletismo, tem também outras pessoas que se destacaram no decorrer dos anos no nosso atletismo e marcou muito também por que era muito prestigiado, tinha jogos estudantis, tinh muita competições entre as escolas e movimentava muito a cidade de Campo Grande”.

Na parte final da conversa com “Bolão” explicou como as pessoas que possuí fotos antigas do nosso esporte envolvendo o Belmar Fidalgo podem estar levando estas fotografias até o memorial. ” vou aproveitar a oportunidade para fazer um apelo aos moradores de Campo Grande, aqueles que tiver foto tanto do atletismo como o futebol ligado aqui no Belmar Fidalgo, a gente está pedindo para deixar as fotos lá na Funesp que a gente vai colocar na nossa exposição aqui, e eu não posso deixar de agradecer ao nosso Prefeito Marquinhos Trad, que tem nos dado muitas condições para o funcionamento do nosso memorial e a parte da estrutura da praça o prefeito também esta de parabéns”.

Por Silas Andrade/esportems

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.