Mato Grosso do Sul discute saúde planetária para prevenir novas pandemias
Durante dois dias, Mato Grosso do Sul discute ameaças globais à saúde, como a pandemia de Covid-19. O Iº Simpósio de Saúde Única/One Health de Mato Grosso do Sul faz um grande debate com cientistas e parceiros visando prevenir, detectar e enfrentar essas doenças. A cerimônia de abertura foi realizada nesta sexta-feira (2), no auditório do Bioparque Pantanal, mas o evento teve início no dia 1º, com a realização de palestras na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.
O conceito de One Heath é de que saúde humana, animal e ambiental são indissociáveis. Ela trata dos diversos fatores que propiciam novas epidemias como condições climáticas, segurança alimentar nutricional e devastações no meio ambiente que aproximam os animais silvestres dos homens.
Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, destacou que Mato Grosso do Sul sai na frente com essa visão integrada para evitar novas pandemias. “Esse simpósio é muito importante porque hoje o mundo, com essas transformações, sabe-se lá se virá um vírus de outra forma e nós vamos ter que estar preparados para fazer enfrentamento mais rápido do que na Covid-19, para não perdermos 600 mil vidas”, disse.
Eduardo Rocha lembrou ainda do empenho dos gestores e profissionais de saúde no Estado para combater a pandemia. “Eu me lembro que no auge da doença, estava assistindo o Jornal Nacional com as minhas filhas, e aparecia lá: ‘Mato Grosso do Sul, 1º lugar em vacinação’. Aquilo dava um orgulho para a gente porque estávamos salvando vidas. Mas isso não foi graças somente ao Governo de Mato Grosso do Sul, que fez a sua parte, mas a vocês secretários que trabalharam com eficiência nos seus municípios e salvaram muitas vidas. Nós temos – e eu digo em nome da população de Mato Grosso do Sul – que agradecer a todos vocês pelo trabalho excelente que fizeram”.
Já a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a amplitude do evento e a importância da ciência dialogar com os gestores públicos. “A ciência precisa extrapolar os muros das academias e nós precisamos dialogar com respeito, tranquilidade, dialogarmos com os executores das políticas públicas. Já passamos o tempo dessa aproximação dos serviços e da pesquisa. Não podemos mais errar. Não podemos mais ser empíricos. A evidência científica precisa nos subsidiar em nossos projetos e nas nossas políticas”, afirmou.
O Iº Simpósio de Saúde Única/One Health de Mato Grosso do Sul é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde com apoio do Conselho de Secretaria Municipais de Saúde de MS (Cosems). A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, que é um dos palestrantes, além de outras autoridades.
Paulo Fernandes, Subcom
Fotos: Edemir Rodrigues