“Mapa” para as amigas, Larissa conduz caminhos do Brasil até o Mundial sub-21 de vôlei de praia
“Quer saber como chegar em algum lugar? Pergunta para a Larissa”. É assim que Larissa Vasconcelos, jogadora de vôlei de praia de 19 anos, é citada entre os amigos em Fortaleza (CE). Afinal, conhece como ninguém cada cantinho da cidade. Por ela também passa o caminho do Brasil até o Mundial sub-21 de vôlei de praia. Larissa é a única atleta brasileira que disputará as duas etapas do Sul-Americano da categoria, classificatório para o Mundial de 2023.
“Sou um mapa lá em Fortaleza. Minhas amigas me ligam para saber os caminhos, que ônibus pegar. Sei o nome de todas as ruas. Nos fins de semana, às vezes coloco o fone de ouvido e fico passeando pela cidade de ônibus. Vou até a praia, e volto”, conta Larissa, de 1,75m.
A primeira etapa começa nesta quinta-feira (4.11), em Lima (PER). Larissa jogará com Carol Sallaberry, e Pedro e Henrique formam a dupla masculina. No segundo torneio, entre os dias 18 e 20, em Manta (QUE), terá Julhia ao seu lado, e Isac e Dudu disputam a competição masculina. Os cinco melhores países na soma das duas etapas ficam com a vaga para o Mundial.
A preparação para o classificatório contou com um período de treinos sob o comando da treinadora medalhista olímpica Leticia Pessoa, como parte do programa da CBV de Trabalho Conjunto com Treinadores. Os atletas do masculino trabalharam com o técnico medalhista mundial Ernesto Vogado.
“Foi ótimo, a gente aprendeu muito com a Leticia. Foi muito importante estar em um outro CT. São outros olhares sobre o trabalho, ainda mais com a Leticia presente, uma multicampeã. Também batemos um papo com a Bárbara Seixas e com a Carol Soberg, o que foi bem legal”, disse Larissa, fã de UFC e do lutador Charles do Bronx. “Eu gosto muito de assistir luta, gosto muito do Charles do Bronx, sou muito fã dele. O cara saiu da favela e está ganhando o mundo, com garra, persistência e disciplina”.
Em Lima, os torneios terão regulamentos diferentes em cada gênero. No feminino, serão dois grupos com quatro duplas, com o primeiro colocado avançando para as semifinais, e o segundo e terceiro passando para as quartas. No masculino, três grupos com três parcerias, com os dois melhores primeiros colocados avançando diretamente para as semis, e o terceiro melhor primeiro colocado e os segundos colocados indo para as quartas.
SUL-AMERICANO CLASSIFICATÓRIO PARA O MUNDIAL SUB-21 – PRIMEIRA ETAPA – LIMA (PER)
FASE DE GRUPOS (horários de Brasília)
SEXTA-FEIRA (04.10)
12h40 – Carol Sallaberry/Larissa (BRA) x Abdala/Najul (ARG)
16h20 – Carol Sallaberry/Larissa (BRA) x Viviana/Paredes (CHI)
18h – Pedro/Henrique (BRA) x Sarmiento/Almendrades (PER)
SÁBADO (05.10)
11h50 – Carol Sallaberry/Larissa (BRA) x Stephany/Valentina (EQU)
12h40 – Pedro/Henrique (BRA) x Camilo/Angel (PAR)
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro