Lula nomeia advogado para vaga de ministro no Tribunal Superior do Trabalho
Indicação foi aceno a Pacheco | Créditos: RICARDO STUCKERT/PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o advogado Antônio Fabrício de Matos Gonçalves como ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho), na vaga antes ocupada por Emmanoel Pereira. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União.
A portaria também é assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. O agora novo ministro presidiu a seção da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais entre 2016 e 2018, além de ter dirigido a Comissão Nacional de Direitos Sociais da OAB Nacional e a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas.
Fabrício tem graduação e mestrado em direito do trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e é professor de direito do trabalho da graduação e pós-graduação da mesma universidade. O nome do advogado contou com apoio de setores do movimento sindical e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Pela Constituição, um quinto das vagas do tribunal é reservado a advogados e integrantes do Ministério Público do Trabalho. Em relação às vagas da advocacia, a OAB envia uma lista sêxtupla ao TST, que reduz a relação a três nomes.
CONTEUDOMS