Lisboa e Madri devem ser ligadas em 3 horas por trem de alta velocidade
| Créditos: Governo da República Portuguesa/CNN
O governo de Portugal anunciou a decisão de antecipar a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madri. Com esforços conjuntos de Portugal e Espanha, a conclusão da linha está prevista para daqui a 10 anos, em 2034.
Quando pronta, a ligação direta entre as duas capitais poderá ser realizada em três horas. O trem de alta velocidade também diminuirá o tempo de viagem entre Porto e Lisboa para 1h15.
Segundo o governo português, a decisão de acelerar a construção “reside na necessidade de descarbonização dos transportes, na transferência para modos de transporte energeticamente mais eficientes, no desenvolvimento econômico e na coesão territorial e social.”
Com isso, a nova linha deverá ser uma forte alternativa ao transporte aéreo. Atualmente são cerca de 40 voos diários entre Lisboa e Madri e 20 entre Lisboa e Porto.
O anúncio foi feito em maio durante o Conselho de Ministros de Portugal.
Viagens mais rápidas
A ligação de alta velocidade terá total complementaridade com a rede ferroviária convencional de Portugal e com a rede ferroviária espanhola junto à fronteira.
Alguns trechos entre cidades dentro dos dois países já estão sendo construídos, como as ligações entre Évora e Elvas, em Portugal, prevista para entrar em operação em 2025, e Placencia e Talayuela, na Espanha.
Até 2027, o governo português prevê que o tempo de percurso direto entre Lisboa e Madri seja reduzido para seis horas. Quando o percurso estiver totalmente operacional serão três horas. Hoje um dos trajetos ferroviários mais rápidos entre as duas capitais pode levar cerca de nove horas e envolve duas trocas de trem.
Dentro de Portugal, o percurso de Lisboa a Elvas, cidade no Alentejo próxima à fronteira com a Espanha, será realizado em duas horas em 2025 e em uma hora em 2034.
Novo aeroporto de Lisboa
Em Lisboa, Aeroporto Humberto Delgado deverá ser substituído pelo Aeroporto Luís Camões / Gustavo H. Braga/Flickr
Entre as decisões do Conselho de Ministros, o local e o nome do novo aeroporto de Lisboa também foram anunciados.
O Aeroporto Luís de Camões deverá substituir o atual Aeroporto Humberto Delgado e ficará em Alcochete, do outro lado do Rio Tejo, a cerca de 40 km de Lisboa.
Por enquanto, o modelo da construção terá duas pistas, com a primeira prevista para ser construída em 2030 e a segunda no ano seguinte. Há possibilidade de expansão para até quatro pistas e tráfego de passageiros estimado em mais de 100 milhões em 2050.
CONTEUDOMS