Justificar omissões não é o caminho: é tempo de agir

O cumprimento frequente das medidas preventivas prescritas pelas autoridades sanitárias e pelos gestores locais é de fundamental importância no combate à Covid-19. O plano de contingência[1], as notas técnicas[2], os decretos[3] e protocolos[4] que devem ser observados estão disponíveis no site oficial do município.

O vírus existe. Pessoas morreram, pessoas estão morrendo e pessoas morrerão. Não justifique uma omissão ao argumento de que o que está acontecendo é “politicagem”.

Pessoas, detentoras de cargos políticos ou não, se aproveitam do momento para praticar de maneira mais contundente o que antes já faziam. Certo ou errado, se os atos dessas pessoas repercutem na sua vida, é porque de alguma forma isso foi permitido. No mínimo, há a voz das urnas.

Qual a sua política?  E não digo partidária. A prática do distanciamento ou do total isolamento social permite trabalharmos a consciência sobre nossas reais necessidades, valores e prioridades atuais. É concedido um tempo para reflexão e planejamento, para construção de um cronograma que pode ser iniciado com atividades domésticas simples, que podem tornar-se prazerosas e serem incorporadas numa rotina futura, mais saudável e com efeitos além dos muros domésticos.

Ainda que tenham sido suspendidas algumas políticas públicas, o Estado continua presente. São necessários ajustes na disponibilização dos serviços públicos para minimizar os danos inerentes a essa passagem. Tudo leva a crer que não teremos tempo suficiente para nos adaptar a uma rotina restritiva. E que queiramos que assim seja! Que essa passagem seja breve.

E para aqueles que estão com a rotina de prevenção contra à Covid-19 em dia, sugere-se outra atividade de valoroso contributo social, que tem potencial para repercutir na melhora da qualidade de vida da população de maneira permanente e que pode ser realizada de dentro de casa.

Você sabe em que bairro reside? Sabe se seu bairro é composto por um ou mais loteamentos? Parecem perguntas simples. Mas, sabia que muita gente faz confusão? Entre no site da Semadur e confira na Mapoteca – http://www.campogrande.ms.gov.br/semadur/mapoteca/.

Satisfeita a curiosidade, observe, reflita, levante as necessidades do seu bairro e as apresente de maneira organizada, com clareza e objetividade. Por meio do site https://www.camara.ms.gov.br/reivindicacoes é possível formalizar reivindicações, tais como de sinalização de trânsito, tapa-buraco, cascalhamento e patrolamento, limpeza de vias públicas, poda de árvore, manutenção de praças e parques, troca de lâmpada, policiamento e outras. Todas serão transformadas em indicações de todos os 29 vereadores e receberão o devido encaminhamento. Cuidar do meio ambiente também é cuidar de pessoas. A participação de cada um é de suma importância para que o direito comum não seja convertido em objeto de barganha de uma política corrompida e de retrocesso.

 

Dra. Dafne Guenka

[1] http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/coronavirus-covid-19/plano-de-contingencia-coronavirus/

[2] http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/coronavirus-covid-19/notas-tecnicas-coronavirus/

[3] http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/coronavirus-covid-19/decretos-coronavirus/

[4] http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/coronavirus-covid-19/protocolos-coronavirus/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.