Incêndios na Chapada dos Veadeiros pode ter sido criminoso

Enquanto o Pantanal e a Amazônia ardem em chamas, o Cerrado sofre com incêndios na Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás . O fogo já destruiu mais de 60 mil hectares e atingiu quatro casas, segundo o portal G1. A Policia Civil do estado investiga se o fenômeno teve origem criminosa e 98 brigadistas do Corpo de Bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e autoridades locais tentam controlar as flamas com o auxílio de voluntários.

De acordo com a Agência Brasil, os primeiros focos de fogo foram identificados em uma propriedade rural em Cavalcante (GO). As chamas começaram no último dia 25. Cinco aviões são utilizados na operação para conter os incêndios, junto de 21 veículos.

Atuam, além dos bombeiros e do ICMBio, o Ibama, a Rede Contra Fogo, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, a Agencia Goiana de Infraestrutura e Transportes (GoInfra), a prefeitura de Alto Paraíso (GO), a concessionária do parque, SociParques.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi preventivamente fechado por conta das ocorrências. Ainda segundo o G1, fatores naturais contribuem para que o fogo se alastre rapidamente, como a vegetação rasteira da reserva.

Outro desafio é a combinação de condições climáticas adversas, como a incidência de ventos, a temperatura elevada e baixa umidade. Uma parte do parque foi atingida pelas chamas, na região da Serra de Santana, segundo o Corpo de Bombeiros goiano. Em algumas regiões, o fogo já foi controlado ou extinto.

 

Fonte: iG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.