Grolli&Prosa – Proseando sobre o Meio ambiente
Inaugurando nosso espaço Grolli&Prosa, temos o prazer de prosear aqui nesta semana tão importante, semana mundial do meio ambiente, sobre Jonir Figueiredo e sua série “PASSÁROS PRÔ PANTANAL” que nos traz uma reflexão muito importante neste momento onde nosso meio ambiente vem sendo massacrado de várias formas, como recentemente em incêndios gigantescos.
A apresentação do seu vídeo Pássaros Pro Pantanal, em que retrata diversas aves da fauna pantaneira e mundial, tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a necessidade de preservação da região pantaneira, a maior planície alagada do mundo e que engloba os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e os países vizinhos, Bolívia e Paraguai.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados.
No vídeo, com duração de 40 minutos, Jonir descreve as belezas naturais da flora e fauna pantaneiras e lamenta os grandes incêndios que devastaram a região no ano passado e que provocaram a morte de várias espécies de aves e animais e reduzindo drasticamente a alimentação desses habitantes da planície. “Foram períodos de fogo, seca e falta de comida, aliviada apenas por aqueles que realmente demonstram amor pelo nosso Pantanal”, afirma o artista.
Jonir realizou esse trabalho com a finalidade de levar um alerta à população pantaneira, os turistas, visitantes e pescadores, para que olhem de forma responsável as belezas do Pantanal, entre as quais estão incluídas belíssimas paisagens alagadas, os ribeiros, lagos e corixos e, sua fauna, retratada nos 100(cem) desenhos de diferentes espécies de aves que produziu quando a tragédia provocada pelo fogo comoveu não somente os pantaneiros, mas, também, parte da população brasileira e mundial.
O vídeo Pássaros Pro Pantanal faz parte do projeto cultural aprovado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que contou com nova regulamentação no ano passado para atender diferentes segmentos artísticos e culturais do País. No Estado, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FC/MS) é a responsável pela distribuição dos recursos aos artistas e artesãos que foram aprovados pela nova legislação, implantada durante o período emergencial que o Brasil está vivendo por conta da pandemia do Coronavírus. Segundo Jonir Figueiredo, desses 100 trabalhos que produziu desde o final do ano passado, selecionou 30 desenhos que seriam apresentados em uma mostra presencial, adiada em razão do agravamento da situação de emergência provocada pela pandemia.
Com a finalidade de mostrar a importância dos pássaros para a fauna e a flora pantaneiras, Jonir produziu os trabalhos para trazer reflexão sobre as queimadas, cujos resultados catastróficos se traduzem nos sentimentos de tristeza pela grande tragédia causada pelos incêndios e as queimadas que se transformaram em desastre ambiental. “Mas hoje celebramos a capacidade de renovação desse ambiente depois de praticamente destruído pelo fogo, na esperança de que aqueles que ainda praticam as queimadas, não provoquem nova tragédia em novo período de seca na região”, afirmou o artista.
O próprio Jonir explica que seus trabalhos representam “a metamorfose pós queimada… do negro carvão que sobrou… Renascem linhas, traços, pingos, formas… que vão compondo os pássaros, cada um com seu movimento egraça, plumagens com expressividade na dança do renascer jovem”, afirma o artista visual.
Com o vídeo, Jonir Figueiredo inicia os preparativos para a celebração de seus 70 anos de idade e dos mais de 50 anos de carreira artística, com projeto também de expor no exterior, a começar por Paris, na França. Ele também está agendando uma exposição de trabalhos seus para o segundo semestre deste ano em Bruxelas, na Bélgica.
Além da criação das exuberantes espécies de pássaros em seu criadouro artístico, Jonir participou ativamente das gravações do vídeo, com sua direção-geral e tendo como assistente de direção Lia Gasques; trilha sonora, filmagem e edição de vídeo de Yan Okumoto Kanashiro e fotografia e filmagem de Maria Luiza Brambilla. O vídeo estará disponíveis no Youtube a partir de sábado, pelo título Pássaros Pro Pantanal.
Sábado das 16h00 às 17h00 teremos na inauguração do Programa Grolli&Prosa; na rádio Tribuna do Pantanal a presença ao vivo do artista explicitando seus processos e nos brindando com sua trajetória artística. Para acompanhar baixem o aplicativo da rádio Tribuna do Pantanal ou acompanhem pelas mídias sociais Facebook ou Site oficial.
https://www.facebook.com/tribunadopantanal/?ref=pages_you_manage
https://www.radios.com.br/aovivo/tribuna-do-pantanal/26321
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.radioproarte.radio2215
Texto: Elvio Lopes e Marilena Grolli