Governo do Paraguai anuncia medidas para ajudar produtores de soja

O governo do Paraguai anunciou que vai ajudar os produtores de soja do país, que enfrentam problemas provocados por uma severa estiagem.

Entre as medidas anunciadas estão a redução de impostos e abertura de linhas de crédito para refinanciar dívidas.

Segundo o engenheiro agrônomo Sidinei Neuhaus, que trabalha no Paraguai, todas as áreas produtoras de soja do país foram afetadas pelo clima, em maior ou menor grau.

“No Centro-Sul do Paraguai, onde o plantio aconteceu mais cedo, as perdas foram maiores. Os produtores colheram 2 mil, 1 mil quilos por hectare. De novembro para cá, não choveu. No Centro-Norte, onde os produtores plantaram na segunda quinzena de outubro, a situação ainda está indefinida, é uma região que recebeu um pouco mais de chuva, e os produtores ainda não colheram”, explica.

Segundo Neuhaus, as medidas anunciadas pelo governo ainda não são necessárias porque os produtores estão com expectativas em relação a segunda safra de soja, no país é permitido plantar duas safras subsequentes, ou na safra de milho. “Ele já estava planejado para safrinha. Agora, dependendo da próxima colheita, é que vamos ter um panorama melhor, em abril, maio”, diz.

 

Fonte: conteudo ms

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *