Gaeco prende mais um: Ex-subsecretário da Juventude para investigar fraudes em licitações em Sidrolândia
| Créditos: Câmara Municipal de Campo Grande CMCG
Em uma operação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), desdobrada para investigar fraudes em licitações em Sidrolândia, o ex-subsecretário da Juventude do Mato Grosso do Sul, Rafael Rodrigues, foi alvo de mandado de prisão. Além dele, o vereador da capital, Claudinho Serra, também foi detido.
O Ministério Público Estadual (MPE) coordenou a ação que resultou em oito mandados de prisão e 28 de busca e apreensão, executados tanto na cidade de Campo Grande quanto em Sidrolândia.
As investigações, iniciadas durante a gestão anterior do ex-prefeito Marcelo Ascoli, revelaram uma nova vertente de desvio de finalidades em licitações, desta vez relacionadas à área de engenharia e pavimentação asfáltica.
A execução dos mandados contou com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Choque, Força Tática e Assessoria Militar do MPE.
Segundo apontamentos do Ministério Público do MS, servidores públicos estavam envolvidos em esquemas de propina para favorecer empresários nas licitações.
As irregularidades eram evidentes, destacando-se, por exemplo, a aquisição de materiais de construção por preços inflacionados. Além disso, chamou a atenção o envolvimento de empresas fictícias, sem estrutura física, bem como a falta de justificativa para a demanda dos produtos, com ausência de histórico de consumo e projeções futuras.
CONTEUDO MS