Economia brasileira deve piorar ainda mais, diz pesquisadora

A pesquisadora Laura Karpuska, da Fundação Getulio Vargas (FGV), avalia que é improvável que a economia brasileira melhore neste ano. Pior: a situação deve se deteriorar ainda mais, segundo a análise da cientista econômica.

“Será muito difícil a economia não piorar”, disse em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo. Ela aponta a falta de foco do governo no combate à pandemia como um dos principais entraves do momento para a recuperação da atividade econômica.

“Para pensarmos em retomada, tem de haver confiança no ambiente político, mas, nesse ambiente, faltam prioridades e um plano de ação. Isso tem impacto na economia”, disse ao Estadão.

“A pandemia deixou claro que, quando a gente sofre um choque dessa magnitude, o papel do governo é fundamental”, disse Karpuska. “O mercado vem revisando para baixo suas expectativas de PIB e acho que isso é coerente com o fato de que vemos um governo com dificuldade de organizar prioridades, não só orçamentárias, mas de forma ampla, de estabelecer um plano de ação. A gente passou, no começo da pandemia, por uma dificuldade de criar um plano de testes e de rastreamento. Isso agora culminou no fato de que não temos um plano de vacinação claro. O governo não fez um debate aberto e não houve uma busca organizada pela vacina.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.